Avenca → 11 Benefícios e Como Usar Esta Planta! FOTOS


Quando se fala do uso medicinal da avenca, em geral, fala-se daquela avenca pequena, comum, de folhas miúdas, uma planta muito sensível às variações de vento, luz, água e até, energias, e que gostamos de ter em casa. Mas, avencas há muitas e, nem sempre, seus usos serão os mesmos.

AVENCA, QUE PLANTA É ESSA?

A avenca-comum tem nome científico de Adiantum capillus-veneris e também é conhecida como avenca-cabelo-de-vênus, avenca-do-canadá ou samambaia-de-senhora.

Sim, pode-se dizer que a avenca é também uma samambaia pois, estas são plantas da mesma ordem das Pteridófitas, plantas vasculares das mais antigas do planeta, dentre as quais estão as avencas, todas as samambaias ou fetos, os musgos.

São 35 famílias as Pteridófitas e, as avencas, gênero Adiantum, família Adiantaceae, são 200 espécies, todas originárias de florestas úmidas e escuras no Hemisfério Norte. Mas, como plantas muito adaptáveis, gostaram também das nossas florestas (úmidas e quentes) razão pela qual já temos até avencas por aqui.

E olha como elas são lindas:

avenca 2

avenca 3

avenca 4

USOS TRADICIONAIS DA AVENCA NA CURA

Dentre os seus diversos usos tradicionais, tem-se para os seguintes tratamentos curativos:

  • alcoolismo (desintoxicação),
  • amenorréia,
  • asma,
  • bronquites,
  • caspa,
  • catarro,
  • congestão,
  • dor de garganta,
  • enfisema,
  • febre,
  • fraqueza renal,
  • icterícia,
  • laringite,
  • tosse,
  • vermes.

Segundo os textos de medicina popular e seus usos, a avenca tem as seguintes propriedades medicinais:

  • adstringente,
  • antiparasitário,
  • demulcente (que protege as mucosas e alivia as irritações),
  • emenagogo (aumenta o fluxo menstrual),
  • expectorante,
  • galactagogo (aumenta a produção de leite materno),
  • hemostático (ajuda no controle de sangramentos),
  • tônico refrigerante

LISTAMOS 11 PRINCIPAIS USOS E BENEFÍCIOS DA AVENCA:

  1. A Avenca foi usada na medicina popular para ajudar na desintoxicação de alcoólatras.
  2. Nas tosses prolongadas, bronquites e outros problemas catarrais, o xarope de avenca atua estimulando as membranas mucosas e ajudando na recuperação da condição salutar da garganta. Como calmante das tosses e bronquites, o uso indicado é do xarope de avenca.
  3. A tintura, chá ou água de avenca é usada para reduzir a inflamação resultante de picadas de abelha, centopéias e picadas de cobra.
  4. Para enxaguar os cabelos, o chá de avenca é muito indicado nos tratamentos contra caspa e outros problemas do couro cabeludo.
  5. Os talos da avenca são usados para fazer cestas.
  6. E, os antigos maias usavam a avenca para decorarem seus altares durante as cerimônias.
  7. As avencas são tidas como protetoras do ambiente residencial pois, murcham quando há energias pesadas, indicando sua presença.
  8. Tem ação diurética
  9. Aumenta o fluxo menstrual
  10. Tem ação tônica, refrescante e depurativa
  11. Aumenta a produção de leite materno (mas, não é indicada para lactantes por ser uma planta estrogênica que pode causar ativas variações hormonais)

COMO USAR ESTA PLANTA

Agora saiba como se deve usar a avenca, segundo a medicina popular:

O uso da avenca é indicado em chá (infusão ou decocção, dependendo do que se pretende)

● Infusão ou decocção: 5%, 50 a 200ml/dia; 1 parte de folha: 100 partes de água. Tomar 8 a 10 colheres das de sopa por dia, meia hora antes das refeições; 1 xícara das de cafezinho em 1 litro de água. Tomar 2 a 4 xícaras ao dia;

● Infusão para catarro bronquial, gripe, tosse: 20 g de folhas em meio litro de água fervente, deixar esfriar e filtrar. Adoçar com mel, tomando-o, em duas vezes, durante o dia;

● Decocção catarro bronquial, gripe, tosse: 25 g de folhas de avenca, 20 g de raiz de polígala, 20 g de sumidades floridas de marroio e 15 g de alcaçuz. Ferver, por 15 minutos, em três litros de águas, Filtrar, deixar esfriar e adoçar com mel. Tomar três ou quatro xícaras durante o dia, longe das refeições;

● Decocção para problemas capilares – evitar calvície, caspa, queda de cabelo: 100 g de avenca seca em um litro de água, por meia hora. Filtrar o líquido e empregá-lo em fricções diárias no couro cabeludo;

● Xarope: Macerar 30 g de folhas de avenca em meio litro de água. Deixar no mínimo três horas, coar em guardanapo, apertar bem as folhas para sair todo o líquido. Adicionar o dobro do peso do líquido de açúcar ou mel, aquecer em banho-maria até a dissolução completa. Acrescentar, finalmente, 30 g de água de flor de laranjeira e consumir o xarope em colheradas, diversas vezes ao dia (20 a 100ml/dia) para problemas de rouquidão.

DOSES

As doses diárias recomendadas são as seguintes:

● extrato fluido: 210ml/dia;

● tintura: 10 a 50ml/dia. Tomar 1 colher das de sopa a cada 8 horas; Passar em verrugas três vezes ao dia.

ALGUNS CUIDADOS

Não use, para tratamento, qualquer avenca de floricultura. O melhor é você comprar uma muda e cultivá-la em casa ou então, procurar folhas secas de avenca para chá em lojas especializadas. Isso para você não preparar seu medicamento com planta contaminada por agrotóxicos.

Para uso interno da avenca você deverá ter orientação (de curandeira, fitoterapeuta ou um médico que conheça bem o uso desta planta) pois, seu consumo deve ser cuidadoso. A ingestão de chá de avenca pode causar infertilidade e aborto. Tenha em atenção que a ingestão de avenca inibe a ovulação, causa hipoglicemia, aumenta problemas derivados do acúmulo de estrogênio no organismo e, como já dissemos acima, pode causar aborto.

Seu consumo diário só deve ser indicado (ou realizado) para tratamentos curtos.

Não deve ser consumida por grávidas, lactantes, diabéticos, mulheres na menopausa ou aquelas que tenham algum tipo de câncer estrogênio-positivo.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Alexandra Barreto De Souza
    Publicado em 16/01/2021 às 12:23 pm [+]

    Magnífico


  2. Iris Santos de Souza Oliveira
    Publicado em 02/02/2021 às 5:54 am [+]

    Fala aqui que ela aumenta o fluxo menstrual. Só que pra mim foi ensinado que ela reduz e até corta em caso de hemorragia. Eu uso a anos e sempre corta minha menstruação com dois dias de uso do chá.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...