Folha de pitanga – chá e óleo: usos e benefícios


A pitanga, fruto da pitangueira, Eugenia uniflora, é planta nativa da Mata Atlântica brasileira, irmã da goiaba, do araçá, da grumixama e outras mais do gênero Eugenia, família botânica das Myrtaceae. Vamos falar do seu uso medicinal e aromático – pitanga é saborosa, cheirosa e curativa. Folhas, frutos, casca, tudo pode ser usado em seu benefício.

A fruta da pitanga você pode comer crua, ou fazer geleia, doce, conserva, que de todas as maneira ela é deliciosa. Essa fruta você não vai encontrar nos mercados – quando madura, a pitanga tem pouca durabilidade e resistência – e o ideal é colher no pé e usar imediatamente. Você pode bater a pitanga em suco, misturada ou não com outras frutas, vai do gosto. Para fazer geleia ou doce, retire os caroços antes pois, com o calor estes soltam um gostinho meio amargo. Só consuma pitanga madurinha – dependendo da variedade a fruta madura poderá ser vermelho vivo, laranja sol ou preto uva, brilhante.

E as folhas?

As folhas da pitangueira dão um ótimo chá para quando se está meio alterado – quer dizer, quando você está meio nervoso e a sua pressão arterial sobe, ou quando está agitado, ansioso, mesmo sem alteração da pressão arterial.

Para fazer o chá de folha de pitanga não é preciso ferver as folhas, só a água. Um punhado de folhas verdes, mão cheia, é suficiente para uma chaleira grande de água. De 3 a 7 folhas para uma xícara de água fervente te dará um chá gostoso (algumas pitangueiras têm folhas grandes, outras, pequenas, por isso varia o número delas na xícara). No nosso entender não há necessidade de adoçar este chá, que é muito saboroso e aromático.

Mas as folhas da pitangueira também são usadas para tratar diarreias, febre, reumatismo e muito mais.

pitanga 2

Banho de ervas com folha de pitanga

Outro uso das folhas de pitangueira é no banho de ervas ou banho de cheiro. Este banho é bom para a pele e cabelos por sua ação adstringente, que equilibra a oleosidade da pele e do couro cabeludo, e é antibacteriano. Hoje se encontram alguns bons produtos cosméticos onde foi incluído o óleo essencial da pitanga, por este efeito dermatológico que já é conhecido há séculos pelos nossos indígenas brasileiros.

As folhas da pitangueira, erva consagrada a Ogum e Yemanjá, equilibra as energias de fogo e água, essenciais para a limpeza do emocional, especialmente naqueles dias mais conturbados, por exemplo, durante a TPM. Use sem medo de errar. Este é um banho de ervas que você pode usar no corpo todo, incluindo a cabeça.

Leia mais:

O que têm no óleo da pitangueira?

O óleo essencial de pitangueira é extraído de folhas e galhos jovens desta planta. É um óleo muito hidratante, com ação antimicrobiana, anti-inflamatória e repelente. Este é um óleo que não têm expansão comercial portanto, desconfie de sua procedência se o preço for muito barato.

Alguns pesquisadores estudam este óleo, em sua composição e possibilidade de uso para a cura de doenças como o câncer.

Talvez te interesse ler também:

CAMU-CAMU: UMA BOMBA DE VITAMINA C

CUPUAÇU: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA SUPERFRUTA RICA EM OXIDANTE

GOIABA: CALORIAS, BENEFÍCIOS E COMO FAZER O SUCO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...