Um truque simples para saber se faltou eletricidade quando estivemos fora de casa


Quando você sai de férias ou se ausenta de casa por alguns dias, pode acontecer de os relógios digitais não marcarem a hora certa ao seu retorno, um sinal de que faltou corrente elétrica em casa, mas não sabemos por quanto tempo. Um pequeno experimento pode vir ao nosso socorro.

Saber quanto tempo a corrente foi embora não é uma questão boba. Pense em todos os alimentos na geladeira ou no freezer: sabemos que descongelar e recongelar não é saudável.

Comer comida estragada não é bom, e por outro lado, jogar fora tudo, na incerteza do que aconteceu, não faz bem nem ao meio ambiente nem ao bolso. Evitamos o desperdício de comida ao máximo possível e, pode ser que a corrente elétrica tenha faltado por apenas um curto período de tempo… Mas, como saber com certeza?

A blogger norte-americana Sheila Pulanco Russell compartilhou um experimento em sua conta do Facebook que, sendo tão útil, viralizou nas redes. No caso, o experimento era destinado àqueles que tiveram que deixar suas casas por causa do furacão Irma que atingiu a costa norte-americana em outubro. Mas a ideia pode ser reciclada durante o período de Natal ou nos finais de semana prolongados, em que talvez aconteça de estar fora de casa alguns dias.

Para fazer o experimento é só preciso de uma moeda, um copo e um pouco de água.

“O truque é simples mas muito eficaz, basta colocar um copo de água no freezer e quando a água estiver congelada, coloque uma moeda sobre o gelo e deixe o copo no freezer. Quando você retornar de sua viagem, você vai saber se o a comida esteve congelada o tempo todo ou se foi descongelada e recongelada mais tarde”, escreve a blogger.

Então, quando você voltar da viagem, se a moeda estiver na parte inferior do copo significa que faltou corrente por tanto tempo e que tudo foi descongelado e depois novamente congelado. Neste caso, o alimento não deve ser consumido porque pode estar estragado. Por outro lado, se a moeda restou no topo do copo significa que não houve nenhuma queda ou interrupção de corrente elétrica que colocasse o alimento em risco.

Muito simples, não?

Talvez te interesse ler também:

ALIMENTOS QUE NÃO ESTRAGAM NUNCA (OU QUASE NUNCA)

QUAIS ALIMENTOS DEVEMOS E QUAIS NÃO DEVEMOS CONSERVAR NA GELADEIRA?

FREEZER: COMO E QUANDO DESCONGELAR O CONGELADOR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...