Celular molhou, o que fazer? Colocar no arroz ou não?


É uma cena de terror para muitas pessoas. De repente, o aparelho que contém todos os dados, contatos e informações de uma vida, vai parar embaixo da água.

Por estar o tempo todo perto dos usuários, é comum que os celulares sofram os efeitos de tanta intimidade. É assim que muitos caem no vaso sanitário, dentro da piscina ou na pia da cozinha.

O resultado é puro desespero. Mas existem soluções caseiras e recomendações para evitar que o aparelho eletrônico deixe de funcionar de vez.

Mas vale lembrar, não existe mágica. Provavelmente, um celular que caiu na água vai sofrer algum dano, não tem como escapar. Porém algumas dicas ajudam na hora de salvar o celular de perecer para sempre. Confira!

Celular e água não combinam

Água e eletricidade definitivamente não combinam. Isso porque a água pode causar um curto-circuito quando em contato com a eletricidade. O risco é até mesmo de ocorrer uma explosão, pois os compostos de íons de lítio da bateria são muito sensíveis e podem explodir com a variação de temperatura. Um acidente desse tipo gera danos, principalmente, nos componentes internos, além de manchas no display.

Não tente ligar o aparelho

Pode parecer interessante ligar o telefone para saber se houve avaria, no entanto, a ideia não é nada boa. Isso pode danificar o aparelho para sempre e aí, tchau, celular.

A primeira coisa a fazer é desligar o eletrônico, remover a bateria, o cartão de memória e o chip para evitar oxidação.

Hora de secar

Com auxílio de um papel toalha, camiseta ou toalha que não solte fiapos, comece o processo de secagem do aparelho, por partes. Nessa etapa, você pode tentar utilizar um secador, mas com cuidado, pois, se usado muito quente, o secador pode acabar descolando componentes internos do smartphone. Já o aspirador de pó pode sugar algum botão ou conector, caso seja aplicado com muita força.

Melhor evitar.

Depois de secar manualmente, há dois caminhos: deixar de 2 a 3 dias em repouso ou recorrer ao velho arroz com feijão, ou melhor, só no arroz e CRU!

Arroz para secar celular? Sim ou Não?

Apesar de parecer simpatia, o ato de colocar o aparelho em um recipiente cheio desse tipo de grão pode fazer sim a diferença. Isso porque o arroz cru absorve a umidade. O ideal é deixá-lo assim por pelo menos 24 horas, antes de tentar ligá-lo.

O que não ajuda em nada é expor o celular ao sol, pois a exposição solar pode danificar ainda mais o aparelho.

Agora sim, ligue o aparelho

Depois de feito todos os passos, é hora de ligar o celular. Aqui não tem muito segredo, esse é o momento que você vai ver, de fato, qual foi o dano, porém, muitas vezes, os problemas podem aparecer depois. Dificilmente, um aparelho eletrônico que caiu e permaneceu na água voltará a ser o mesmo de antes.

SIM: celular no arroz funciona!

Aconteceu comigo: caiu água no celular e dava a mensagem de detecção de líquido ao carregar. Sequei com papel toalha e coloquei no arroz sem enterrá-lo, ou seja, apoiei levemente e deixei. Funcionou! O celular sobreviveu sem danos, ele tinha sido molhado, mas não propriamente mergulhado na água.

Apple desaconselha celular no arroz

De qualquer forma, é bom saber que a Apple, em seu site oficial, desaconselha o uso de arroz. Seguem as suas recomendações resumidas:

Se o iPhone exibir um alerta de detecção de líquido ao conectar um cabo ou acessório Lightning ou USB-C, isso significa que foi detectado líquido no conector. Nesse caso, não será possível carregar ou conectar acessórios até que o conector e o cabo estejam secos para evitar danos.

Passos a seguir se o iPhone molhar

  1. Desconecte o cabo imediatamente.
  2. Não reconecte o cabo até que tanto o iPhone quanto o cabo estejam completamente secos.
  3. Seque o iPhone batendo levemente com o conector voltado para baixo e deixe-o em um local seco com boa circulação de ar.
  4. Espere pelo menos 30 minutos antes de tentar recarregar ou conectar um acessório.
  5. Reconecte com cuidado após garantir que está tudo seco. Se o alerta persistir, deixe secar por até 24 horas.
  6. Emergência: Se precisar carregar o iPhone urgentemente, pode optar por ignorar o alerta. Também é possível usar um carregador sem fio, desde que a parte de trás do iPhone esteja seca.

O que não fazer

  • Não use fontes de calor externas ou ar comprimido para secar.
  • Não insira objetos no conector.
  • Não use arroz, pois partículas podem danificar o aparelho.

Se o alerta persistir mesmo com o iPhone e acessórios secos,  o cabo ou acessório pode estar danificado; contate o fabricante.  Se o problema ocorrer com acessórios da Apple, contate o Suporte da Apple.

Preserve seu celular

A melhor forma de evitar danos ao aparelho eletrônico é cuidando muito bem dele, por isso evite levá-lo em lugares, como mar, piscina ou mesmo no banho.

O vapor da água também causa danos ao celular, mas isso costuma acontecer em longo prazo. Caso o seu smartphone seja à prova da água, isso não significa que ele é bom de mergulho. O cuidado é o mesmo que com outros aparelhos.

Existem no mercado soluções que prometem minimizar ou mesmo evitar danos causados pela água, como capinhas à prova da água, kits para recuperação dos eletrônicos e celulares resistentes.

E, claro, sempre tem a assistência técnica para quem puder pagar por um reparo mais efetivo.

Talvez te interesse ler também:

The Social Dilemma: as dicas para não virar robô e cair no dilema das redes

Risoterapia: rir é o melhor remédio – 10 exercícios para cair na risada

Como limpar a máquina de lavar roupas apenas com produtos naturais




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...