Como economizar energia no inverno


Todos nós sentimos no bolso o aumento da conta de luz durante o inverno. Dias mais frios e com menos luz natural, lâmpadas acesas por mais tempo, banhos mais quentes. Mas existem algumas práticas que podemos (e devemos) adotar nessa época do ano (e em todas as outras) para economizar energia.

Confira algumas dicas de como praticar um consumo de energia mais consciente no inverno.

Utilize lâmpadas Fluorescentes ou de LED

As lâmpadas incandescentes consomem de 60% a 80% a mais energia. Embora elas deem ao ambiente uma atmosfera mais “aconchegante”, o seu bolso e o planeta sofrem com elas. Trocar essas lâmpadas vai fazer você economizar energia em todas as estações do ano. Aliás, ultimamente, elas nem são mais fáceis de encontrar, já que estão sendo substituídas pelas fluorescentes e de LED.

Leia também: PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA AO LED: A LUZ ECOLÓGICA DO SÉCULO 21

Utilize melhor a geladeira

Evite abrir a geladeira diversas vezes e retire dela todos os alimentos que vai consumir de uma só vez. Espere esfriar alimentos quentes antes de colocá-los na geladeira. Essas medidas são econômicas porque toda vez que o interior da geladeira entra em contato com o ar quente, seja do exterior, seja de algum alimento, ela precisa trabalhar ainda mais ainda para voltar à temperatura interna ideal, o que aumenta o consumo de energia.

Desligue aparelhos que não estiver usando

O stand by tornou-se um dos nossos maiores vícios. Como tudo agora é eletrônico e com controle remoto, sentar e ligamos a TV com muito mais comodidade, mas esse é um hábito que podemos evitar. O mesmo se passa com o computador: quando não for utilizá-lo, desligue-o. Em suma, tudo o que estiver em desuso deixe fora da tomada.

Aquecedor

Ninguém gosta de sentir frio. Mas o aquecedor, assim como o ar condicionado no verão, consome muita energia. Você não precisa sentir frio, mas pode usar melhor o seu aquecedor. Ligue-o até o ambiente ficar aquecido e depois desligue-o.

Carregue o celular apenas até a bateria encher

Não deixe seu celular carregando além do limite dele. Evite carregá-lo enquanto dorme. Organize melhor os horários para carregar o seu aparelho e não exceda o tempo que ele mesmo gasta para isso.

Talvez te interesse ler também:

ENERGIA: SAIBA COMO POUPAR NO BOLSO OS RECURSOS NATURAIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...