Em Belo Horizonte, por lei, todos os prédios deverão reaproveitar água


Vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte promulgaram uma nova lei contra os desperdícios de um dos recursos naturais mais importantes, a água.

Todos os novos prédios da cidade serão, a partir de agora, obrigados a terem uma forma de recuperação das “águas cinzas” – estas são as águas usadas em pias, chuveiros e máquinas de lavar.

As águas cinzas deverão ser canalizadas, tratadas por filtragem e posteriormente bombeadas para outro tanque a partir do qual serão reaproveitadas para lavagem de áreas abertas – irrigação de jardins, lavagens de pátio, de carros, garagem e descarga nos vasos sanitários.

A água cinza corresponde a cerca de 50 a 80% do volume total que vai para o esgoto, o que corresponde a uma significativa economia tanto de água quanto dos valores a serem dispendidos pelos habitantes.

A medida é obrigatória para prédios públicos ou privados, industriais, habitacionais ou comerciais, que tenham um consumo de mais de 20 mil litros de água por dia.

O custo de implantação de uma alternativa deste tipo não é significativo para empreendimentos de grande porte como os visados na medida legal.

Fantástico!

Leia também:

ÁGUA DO COZIMENTO DOS ALIMENTOS: REAPROVEITE!

REUTILIZAR 90% DA ÁGUA DO BANHO COM UM SISTEMA SUPER SIMPLES

ÁGUA VIRTUAL: UMA DAS GRANDES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

FALTA DE ÁGUA EM SP: TRAGÉDIA ANUNCIADA HÁ 20 ANOS

O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NOS DIAS DE HOJE

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...