Earthship: como construir você mesmo a tua casa sustentável. VÍDEO


Uma Earthship é uma casa construída com materiais que são considerados lixo – pneus velhos, garrafas de vidro, garrafas pet, sacos cheios de areia, solo-cimento ou terra do local – enfim, uma forma barata de se construir, com alguns cuidados técnicos necessários. E mais, a proposta é de que sejam casas que você pode construir sozinho, sem precisar de mão de obra especializada.

É importante que você conheça um pouco sobre resistência de materiais – para não juntar, aleatoriamente, materiais que não se combinam nas forças que executam na construção.

O fundamental, no entanto, é você cuidar de fazer uma boa drenagem no terreno que vai sustentar sua casa, descobrir a melhor maneira de amarrar os diversos pedaços desta e, manter a inclinação do telhado de acordo com o regime de chuvas da sua região.

Não é difícil mas exige técnica, claro, porque não se trata de, simplesmente, juntar materiais diversos uns sobre os outros.

Porém, já existe muito estudo sério sobre o uso de materiais alternativos para a construção de casas, então, você mesmo poderá desenhar a sua e começar a juntar os materiais que há na sua região.

Esse vídeo mostra uma das técnicas: com uma base de terra compactada, pneus e garrafas, bastante interessante.

Mike Reynolds, o arquiteto que deu origem à técnica Earthship estará no Brasil, em março de 2017, para dar uma palestra sobre sua experiência. Você poderá se inscrever aqui se quiser participar. Ele falará sobre seu trabalho, seus desenhos e as técnicas que usa para a construção das Earthship que são casas autossuficientes feitas com materiais naturais e reciclados.

Conceito

Os preceitos básicos da técnica Earthship são os seguintes:

1. Coleta e armazenamento de água da chuva;

2. Tratamento do esgoto;

3. Uso de energias renováveis;

4. Uso da massa térmica para aquecer e resfriar o ambiente;

5. Uso de materiais recicláveis;

6. Produção de comida.

Leia mais sobre bioconstrução e bioarquitetura:

7 IDEIAS PARA CONSTRUIR COM MATERIAIS RECICLADOS

O QUE É BIOCONSTRUÇÃO? QUAIS SÃO AS TÉCNICAS USADAS?

O TIJOLO DO FUTURO SERÁ ECOLÓGICO, ECONÔMICO E PRETO

NO URUGUAI NASCE UMA ESCOLA FEITA COM PNEUS, GARRAFAS E LATAS REUTILIZADAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...