Um escritório que é um cubo verde dentro de um jardim


Cinza, opressivo, com pouca luz natural. Muitos dos escritórios onde passamos grande parte dos nossos dias têm essas características. E se pudéssemos fazê-lo verdes, em construções completamente cercadas pela vegetação? Um sonho que um casal de São Francisco tinha há algum tempo e que conseguiu realizá-lo graças à intervenção da paisagem da Scott Lewis Landscape Architecture. O resultado? Um escritório em forma de cubo, no centro de um quintal com jardim.

O novo escritório é agora um oásis de paz e tranquilidade. Onde antes havia um antigo quarto abandonado no fundo do quintal, hoje existe em um estúdio de arte. O arquiteto paisagista revolucionou completamente o antigo imóvel, transformando-o em um verdadeiro cubo verde coberto de hera que cresce sobre a estrutura metálica que envolve o estúdio.

Os filhos do casal, agora grandes, abandonaram as brincadeiras no quintal do imóvel. Por isso, o casal decidiu rever a estrutura do lugar para montar um novo escritório, colocando algumas das suas plantas e arbustos preferidos, para obter este acolhedor e confortável espaço de vida e de trabalho.

Antes da reforma, a parte de trás do jardim era uma mistura de ervas daninhas que cresciam entorno ao quarto abandonado no quintal.

Escritório cubo verde

“Este é um maravilhoso exemplo do potencial que um espaço muito pequeno, dentro de um quintal com jardim, pode ter, ganhando uma dimensão incrível com a beleza, a conexão com a natureza e a habitabilidade do imóvel. O jardim foi transformado em um espaço de extensão completamente subutilizado anteriormente e integrado aos espaços da casa. O projeto tem uma rica programação de práticas sustentáveis, incluindo diversas soluções para a recuperação de água e uma grande reutilização de materiais existentes”, explicaram os arquitetos.

Cubo verde visto de cima

Deu vontade de fazer o mesmo? Dependendo da cidade que você morar, existem ainda aquelas casas antigas com quintal que podem se transformar em jardins e deliciosos espaços verdes, seja para trabalhar como para relaxar. Com o calor que faz no nosso país, ter um espaço verde para chamar de seu é verdadeiramente uma benção.

vista da casa para o cubo verde

 

Leia também: The End of Sitting: imagine um escritório onde fosse proibido sentar-se

Fonte fotos: asla.org




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...