Holanda: a ciclovia que brilha no escuro inspirada em Van Gogh


Inspirada na obra Noite Estrelada, de Van Gogh, Smart Highway foi lançada como a primeira autoestrada a brilhar no escuro.

Criada por Daan Roosegaarde, a ideia proposta em abril deste ano de criar uma autoestrada iluminada, era colocar três linhas fluorescentes, para cada lado da estrada, que se fundissem em uma só e funcionassem como uma espécie de guia, que melhorasse a condução dos motoristas e tivesse uma iluminação mais econômica.

Smart Highway chegou como uma alternativa econômica interessante para as rodovias por ter marcas delimitadas por um pó luminescente, misturado com tintas usadas em estradas, e alimentadas pela luz do sol, que a fazem permanecer iluminada por mais de dez horas à noite.

Com o sucesso do projeto da autoestrada, Roosegaarde o ampliou para a criação das ciclovias. A primeira foi aberta ao público há dois dias, em Nuenen, no sul da Holanda.

A ciclovia é parte de uma excursão para visitar os lugares onde Van Gogh nasceu e cresceu na província holandesa de Noord Brabant. É uma verdadeira homenagem ao mais famoso artista flamengo e suas pinturas inspiradas na noite e no céu estrelado.

Quem é Roosegaarde?

Daan Roosegaarde é um renomado designer holandês, autor de vários projetos criativos, entre eles várias estradas inteligentes, parques que ajudam na remoção de partículas poluentes e Dune, que transformou a paisagem junto ao rio Maas (Roterdão), com LEDs, que se alteravam com o movimento de quem passava. Haja criatividade.

foto

foto

foto

foto

foto

A Holanda é mesmo o must: depois da ciclovia que produz energia solar, faltavam a autoestrada e a ciclovia energizadas pelo sol de dia, para se iluminarem de noite. Muito luxo!

Leia também: Starpath: Um rastro de estrelas para iluminar as ruas

Fonte fotos: studiorosegaarde.net




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...