Vai de Bici: projeto de mobilidade a ser copiado


Hoje em dia economizar dinheiro, ajudar o meio ambiente e fazer atividade física é quase um ato de heroísmo! Mas isso é possível para qualquer mortal.

O projeto Vai de Bici, que funciona desde maio em Passo Fundo (RS), torna possível a qualquer um combinar essas três ações. Como? A cidade tem dez instalações interligadas, com dez bicicletas cada, à disposição do uso gratuito pela população. O projeto faz parte do programa Passo Fundo Vai de Bici e busca incentivar o uso da bicicleta como veículo de transporte na cidade e, ainda, promover hábitos saudáveis e sustentáveis. Junto com o projeto, foi inaugurada a primeira ciclovia municipal e feitas campanhas de conscientização sobre mobilidade e os benefícios do uso de bicicletas para a saúde.

“Cada estação tem 10 bicicletas, num total de 100 bicicletas disponíveis para população de forma gratuita. Eles [moradores] fazem credenciamento diretamente no site da empresa que venceu a licitação, usando o CPF e um comprovante de residência. A partir disso, é liberado um login e senha para utilização das bicicletas. A partir disso, é possível retirar a bike na estação e utilizar durante duas horas. Se a pessoa quiser usar por mais tempo, é preciso devolver a bicicleta na estação e deixar a senha inativa por 15 minutos, caso outra pessoa não utilize o equipamento, o usuário poderá retirá-la novamente por mais duas horas”, explica o secretário de Esportes de Passo Fundo, Gilberto Bellaver.

Hamilton Sena, sócio-proprietário da Mobhis – Automação Urbana, empresa que fez a instalação dos bicicletários, explica que o impacto na qualidade de vida dos moradores é abrangente, pois o Vai de Bici promove uma grande diminuição da emissão de gás carbônico. “Fazendo os cálculos a partir dos dados que temos atualmente, jogando baixo, temos uma economia de 39,300 quilogramas de CO2 evitados na atmosfera”.

O investimento do projeto custou à prefeitura R$ 400 mil. Espera-se que cerca de 20 mil pessoas utilizem o serviço mensalmente. É muito fácil cadastrar-se para usar uma bike. É só acessar o endereço pfvaidebici.mobhis.com.br e sair pedalando!

Projetos como o Vai de Bici mostram como é barato para os órgãos públicos investir na bicicleta como meio de transporte, além de cuidar do meio ambiente e promover bons hábitos para a população.

Especialmente indicado para você:

20 RAZÕES QUE FARÃO VOCÊ QUERER ANDAR DE BICICLETA

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BICICLETA PARA A SAÚDE?

Fonte: thegreenestpost




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...