Arco-íris lunar: fenômeno existe e encanta


Quem nunca, em dias de chuva, esperou para ver um arco-íris? O fenômeno óptico e meteorológico definitivamente encanta a todos. Mas, e arco-íris à noite, alguém já viu? Esse fenômeno, embora raro, existe sim.

Em outubro, viralizou na internet uma foto espetacular de um arco-íris lunar, que mais parecia uma imagem manipulada em photoshop. O arco-íris lunar, também conhecido como arco-íris branco ou arco lunar, ocorre pela refração da luz lunar sobre a chuva ou neblina noturna. É mais tênue por causa da menor quantidade de luz que chega da lua e pode ser visto do lado oposto do céu de onde chega a luz da lua.

As melhores condições para se observar o arco lunar são: céu aberto, lua cheia, após o crepúsculo vespertino ou antes do amanhecer e em situação de abundante umidade, geralmente perto de cachoeiras e quedas d’água.

arco iris lunar 1

foto: arco-íris lunar (moonbow de CalvinBradshaw – http://photos.calvinbradshaw.com)

Não é fácil distinguir as cores do arco-íris lunar porque a sua luz é fraca para excitar os receptores de cores dos nossos olhos, que as vê em um tom gelo branco. Mas as lentes das câmeras fotográficas conseguem percebê-las e captá-las. Para a nossa satisfação!

Arco-íris lunar nas redes

O arco-íris lunar, por ser um fenômeno raro, é desconhecido da grande parte das pessoas, mas foi flagrado em outubro deste ano, no norte da Inglaterra, conforme divulgado pela BBC. O autor da foto a publicou nas redes sociais e todo o mundo pôde ver e conhecer o fenômeno.

arco iris lunar bbc

foto: arco-íris lunar nas regiões de Yorkshire e Northumberland- Inglaterra

Primeiros registros de arco-iris lunar

Por sua aparência espectral, o arco-íris lunar foi tema para obras de arte e de comentários de artistas e pensadores. Em seu Tratado de Meteorologia, Aristóteles escreveu:

“O arco-íris é visto de dia e anteriormente pensava-se que não pudesse aparecer à noite como um arco-íris lunar. Esta era a opinião geral, dada a raridade do fenômeno: não era observado, embora ocorra muito raramente. A razão é que as cores não são fáceis de se ver no escuro e muitas outras condições devem ocorrer, e tudo isso em um único dia do mês. Deve estar lua cheia, e a lua deve surgir ou cair. Por isso vimos somente em duas circunstâncias um arco-íris lunar, em mais de cinquenta anos”.

arco iris lunar 2

foto: arco-íris lunar (moonbow) no Yosemite National Park na Califórnia

O escritor Mark Twain também ficou encantado com esse raro arco-íris na ilhas do Havaí:

“Por que Captain Cook não teve gosto o suficiente para chamar a sua grande descoberta de “ilhas do arco-íris”? Estes espetáculos encantadores estão presentes para vocês em cada esquina; eles são comuns em todas as ilhas; eles são visíveis todos os dias, e muitas vezes inclusive durante a noite […]. Vi um deles algumas noites atrás”.

Sorte de quem já foi premiado pela natureza e pôde ver um arco-íris lunar.

Quem sabe um dia também não receberemos esse presente?

Especialmente indicado para você:

O ESPECTÁCULO DAS NUVENS “ARCO-ÍRIS” NA COSTA RICA

Fonte foto capa: arco-íris lunar (moonbow) sobre o Kihei – Havaí




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...