Mel Indígena do Xingu Recebe Prêmio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento


Os 100 apicultores das 39 aldeias indígenas que integram a Associação Terra Indígena do Xingu (Atix) – gente dos povos povos Kawaiwete, Kisêdjê, Ikpeng e Yydja que produzem mel certificado – foram premiados pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O Prêmio Equatorial 2017 incentiva a busca de soluções sustentáveis de iniciativa local em comunidades indígenas e tradicionais para combate à fome e a pobreza.

Neste ano foram reconhecidas 15 comunidades indígenas e tradicionais da África, América e Ásia.

O ISA () apoia este projeto há duas décadas com a parceria do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e diz que, “o mel produzido pelos índios do Xingu é uma das maiores referências em alternativa de geração de renda compatível com os povos da floresta”.

Este projeto “garante segurança alimentar para os povos locais e direciona os excedentes para a comercialização com critérios sociais e ambientais”.

A cada ano são comercializadas 2 toneladas de mel com o selo que também apresentam outros produtos produzidos no Xingu: a pimenta, o óleo de pequi e a meliponicultura (abelhas sem ferrão).

Leia mais sobre os usos medicinais do mel:

O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA

XAROPE DE MEL – FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA

Fonte foto: Marcelo Martins (ISA)




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...