Pesquisa sueca desenvolve a madeira transparente


Uma criação inovadora foi desenvolvida na Suécia: a madeira transparente.

Um futuro cada vez mais green se vislumbra com a descoberta desse novo material, que promete fazer com que janelas, portas e paredes de casas e edifícios possam se trasnformar em painéis solares graças a uma madeira que pode substituir o vidro e baratear ao custo de produção deste equipamentos de geração de energia limpa, como a fotovoltaica.

A ideia foi trabalhada para que a madeira transparente pudesse ser usada em substituição ao vidro em janelas e fachadas, reduzindo os custos de produção de painés solares. O objetivo é que, futuramente, seja possível usar a novidade em paredes de casas e edifícios no lugar dos painéis solares atuais.

O material foi desenvolvido pelo Real Instituto de Tecnologia sueco (Kungliga Tekniska Högskolan – KTH) e, segundo o chefe do centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH, Lars Berglund, “a madeira transparente é um excelente material para substituir o vidro na confecção de painés solares, uma vez que ela é produzida a partir de um recurso barato, abundante e renovável”.

A madeira transparente foi criada através de um processo químico de remoção de um componente chamado lignina, encontrado na parede celular da madeira.

“Quando a lignina é removida, a madeira se torna branca. A superfície porosa branca é então revestida com um polímero transparente com propriedades óticas”, explica Berglund.

Já o efeito de transparência é conseguido através de manipulação em nanoescala, isto é, em escala atômica e molecular.

A madeira obtida é natural, mas visualmente transparente. Os suecos conseguiram chegar a um resultado que permite a comercialização do produto em larga escala.

O uso da madeira transparente aproveita a iluminação natural e aquece com a energia solar as residências em locais frios, reduzindo o consumo de energia pelo aproveitamento de luz natural em ambos os casos.

O próximo passo da pesquisa será desenvolver o grau de transparência da madeira e aperfeiçoar o processo de produção do material, que deve ser iniciada nos próximos anos. “Já demonstramos que é possível fabricar a madeira transparente, em escala laboratorial. Agora, serão necessários investimentos para iniciar a produção comercial do novo material. E também desenvolver a técnica para que, nos próximos anos, também possamos transformar as próprias janelas e paredes das casas em painés solares”, comemora Lars.

Talvez te interesse ler também:

ENERGIA: E SE O GOVERNO FINANCIASSE A INSTALAÇÃO DE PANEIS FOTOVOLTAICOS EM CASA?

UM AR-CONDICIONADO FOTOVOLTAICO E OFF-GRID

Fonte e fotos: KTH




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...