Despoluição do Rio Pinheiros: um plano ambicioso para realizar um sonho possível


Será que é possível, algum dia, que o Rio Pinheiros seja completamente despoluído? É muito comum que, ao viajar para grandes metrópoles mundiais, as pessoas vejam os grandes rios dessas cidades como locais de  lazer, cheio de opções para desfrutar.

Seria o mesmo possível no Rio Pinheiros, em São Paulo? O governo de João Dória (PSDB) tem um plano ambicioso para despoluir o rio até 2022.

Vamos conferir!

O plano de despoluição do Rio Pinheiros

No plano, serão feitas obras para revitalizar diversos trechos no curso do rio, como o parque Bruno Covas e a Usina da Traição.

Alguns processos têm contrato assinado e outros já estão com as obras iniciadas. O objetivo é que a última etapa seja concluída em junho de 2022.

O próprio governo Dória admite, na página oficial do projeto, que a água não será potável, pois o que se busca é chegar em uma qualidade da água que, se não for possível nadar, pelo menos tenha um nível de oxigenação adequado para a vida aquática.

Como está o andamento do plano

  • Na área de saneamento, 80% da meta foi atingida de acordo com o governo estadual: 425 mil imóveis foram conectados à rede de esgoto
  • No tratamento, foi feita a criação de estrutura para tratamento de afluentes em cinco sub-bacias. Os contratos já foram assinados, mas as obras ainda estão em andamento
  • Na parte de manutenção, foram retirados 475 mil metros cúbicos de sedimentos (que equivalem a 22 mil caminhões basculantes) através do desassoreamento com o auxílio de barcos, redes e boias.

Embora especialistas opinem que as metas são muito ousadas, reconhecem que a proposta tem melhor embasamento que em tentativas anteriores que fracassaram.

Leia AQUI uma reportagem especial de Matheus Pichonelli para o Ecoa Uol sobre o projeto de despoluição do Rio Pinheiros.

Talvez te interesse ler também:

Aguapé: a planta brasileira que pode despoluir rios em todo o mundo

De olho nas eleições: para despoluir o Tietê, o que os governos podem fazer

Biomatrix: como despoluir um rio gastando pouco




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...