©infraestruturameioambiente.sp.gov.br

Despoluição do Rio Pinheiros: um plano ambicioso para realizar um sonho possível

Despoluição do Rio Pinheiros: um plano ambicioso para realizar um sonho possível

Será que é possível, algum dia, que o Rio Pinheiros seja completamente despoluído? É muito comum que, ao viajar para grandes metrópoles mundiais, as pessoas vejam os grandes rios dessas cidades como locais de  lazer, cheio de opções para desfrutar.

Seria o mesmo possível no Rio Pinheiros, em São Paulo? O governo de João Dória (PSDB) tem um plano ambicioso para despoluir o rio até 2022.

Vamos conferir!

O plano de despoluição do Rio Pinheiros

No plano, serão feitas obras para revitalizar diversos trechos no curso do rio, como o parque Bruno Covas e a Usina da Traição.

Alguns processos têm contrato assinado e outros já estão com as obras iniciadas. O objetivo é que a última etapa seja concluída em junho de 2022.

O próprio governo Dória admite, na página oficial do projeto, que a água não será potável, pois o que se busca é chegar em uma qualidade da água que, se não for possível nadar, pelo menos tenha um nível de oxigenação adequado para a vida aquática.

Como está o andamento do plano

  • Na área de saneamento, 80% da meta foi atingida de acordo com o governo estadual: 425 mil imóveis foram conectados à rede de esgoto
  • No tratamento, foi feita a criação de estrutura para tratamento de afluentes em cinco sub-bacias. Os contratos já foram assinados, mas as obras ainda estão em andamento
  • Na parte de manutenção, foram retirados 475 mil metros cúbicos de sedimentos (que equivalem a 22 mil caminhões basculantes) através do desassoreamento com o auxílio de barcos, redes e boias.

Embora especialistas opinem que as metas são muito ousadas, reconhecem que a proposta tem melhor embasamento que em tentativas anteriores que fracassaram.

Leia AQUI uma reportagem especial de Matheus Pichonelli para o Ecoa Uol sobre o projeto de despoluição do Rio Pinheiros.

Talvez te interesse ler também:

Aguapé: a planta brasileira que pode despoluir rios em todo o mundo

De olho nas eleições: para despoluir o Tietê, o que os governos podem fazer

Biomatrix: como despoluir um rio gastando pouco

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *