Serrania de Chiribiquete
Serrania de Chiribiquete

Na Colômbia nasce o maior parque nacional do mundo, para proteger a Floresta Amazônica

Boas notícias chegam da Colômbia: o parque nacional Serrania de Chiribiquete, localizado no coração da Amazônia foi ampliado para se tornar o maior do mundo e sua área foi declarada patrimônio mundial da UNESCO pelo seus valores ambiental, cultural e social.

Agora o parque abrange 4,3 milhões de hectares e se torna o maior parque nacional do mundo para proteger a floresta tropical.

“Trata-se de um marco muito importante para a Amazônia e para a conservação das florestas em nível global, mas é também um passo decisivo para a proteção dos principais ecossistemas da Colômbia”, diz Mary Lou Higgins, diretora do WWF-Colômbia.

Chiribiquete, na verdade, não só tem um valor biológico, cultural, hidrológico e arqueológico, mas também é de vital importância para os grupos indígenas, alguns dos quais ainda são desconhecidos hoje ou vivem em isolamento voluntário. O parque abriga milhares de espécies, dezenas dos quais estão em risco de extinção, incluindo a anta, a ariranha, o tamanduá-bandeira, o macaco-barrigudo colombiano e o jaguar.

parque colombia 2

parque colombia 3

Mas não apenas isso, ele também abriga os maiores e mais antigos pictogramas arqueológicos da América, com 50 murais monumentais e mais de 70 mil representações diferentes, algumas datando de mais de 20 mil anos.

parque colombia 4

Nos últimos anos, a situação do parque não tem sido boa: desmatamento, mudanças climáticas, expansão da produção agrícola, extração ilegal de madeira, plantações e assentamentos ilegais são uma ameaça significativa. Segundo o WWF, 66% do desmatamento do país ocorre na região amazônica.

parque colombia 5

parque colombia 6

“A Amazônia é uma das 11 regiões do mundo em maior risco. As estimativas mostram que mais de um quarto da Amazônia serão perdidos em até 2030 se a tendência atual de desmatamento continuar”, diz Alistair Monumento, WWF Global Forest Practice Leader.

parque colombia 7

A gestão da área nos próximos anos será apoiada pela Heritage Colombia, uma iniciativa criada pelos Parques Nacionais da Colômbia.

Fonte e fotos: WWF

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.

Veja Também

immagine

Pantanal devastado pelas chamas. Animais pedem SOCORRO. Como ajudar

Um dos mais importantes biomas do mundo, santuário de uma extraordinária biodiversidade, está sendo dizimado …