Na Colômbia nasce o maior parque nacional do mundo, para proteger a Floresta Amazônica


Boas notícias chegam da Colômbia: o parque nacional Serrania de Chiribiquete, localizado no coração da Amazônia foi ampliado para se tornar o maior do mundo e sua área foi declarada patrimônio mundial da UNESCO pelo seus valores ambiental, cultural e social.

Agora o parque abrange 4,3 milhões de hectares e se torna o maior parque nacional do mundo para proteger a floresta tropical.

“Trata-se de um marco muito importante para a Amazônia e para a conservação das florestas em nível global, mas é também um passo decisivo para a proteção dos principais ecossistemas da Colômbia”, diz Mary Lou Higgins, diretora do WWF-Colômbia.

Chiribiquete, na verdade, não só tem um valor biológico, cultural, hidrológico e arqueológico, mas também é de vital importância para os grupos indígenas, alguns dos quais ainda são desconhecidos hoje ou vivem em isolamento voluntário. O parque abriga milhares de espécies, dezenas dos quais estão em risco de extinção, incluindo a anta, a ariranha, o tamanduá-bandeira, o macaco-barrigudo colombiano e o jaguar.

parque colombia 2

parque colombia 3

Mas não apenas isso, ele também abriga os maiores e mais antigos pictogramas arqueológicos da América, com 50 murais monumentais e mais de 70 mil representações diferentes, algumas datando de mais de 20 mil anos.

parque colombia 4

Nos últimos anos, a situação do parque não tem sido boa: desmatamento, mudanças climáticas, expansão da produção agrícola, extração ilegal de madeira, plantações e assentamentos ilegais são uma ameaça significativa. Segundo o WWF, 66% do desmatamento do país ocorre na região amazônica.

parque colombia 5

parque colombia 6

“A Amazônia é uma das 11 regiões do mundo em maior risco. As estimativas mostram que mais de um quarto da Amazônia serão perdidos em até 2030 se a tendência atual de desmatamento continuar”, diz Alistair Monumento, WWF Global Forest Practice Leader.

parque colombia 7

A gestão da área nos próximos anos será apoiada pela Heritage Colombia, uma iniciativa criada pelos Parques Nacionais da Colômbia.

Fonte e fotos: WWF




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...