Você tem aranhas em casa? Veja como lidar com elas, de forma natural


Aranha é bicho natural, que vive onde encontra seu alimento. Tem aranha que caça com teia, tem aranha que caça, caçando, perseguindo seu alimento e pulando em cima, pronto. E elas entram em casa. Veja aqui algumas dicas interessantes para você impedir ou, pelo menos, dificultar a entrada de aranhas e, principalmente, impedir que elas tomem conta da sua casa.

Temos uma casa na praia, é lá onde mora minha família, onde criei meus filhos e minha neta cresce. Temos árvores, areia de montão, plantas, e mato, claro, e folhas das árvores pelo chão. As folhas das árvores não são lixo, e são fundamentais para a reposição da matéria orgânica do solo, então a gente deixa um tanto, recolhe outro tanto. E também temos bichos – não só cachorros, gatos, passarinhos mas, aranhas. Sempre tivemos aranhas dessas que ficam penduradas dos caibros, dentro e fora de casa – por sorte essas são tranquilas, não descem ao chão, não são venenosas e ajudam, muito, no controle dos insetos voadores. Trata-se da aranha-gigante ou aranha-de-telhado Nephilengys cruentata (Nephilidae) como pude identificar por este site aqui. Mas, por um desequilíbrio ecológico no quintal – pulverizamos contra uma grande infestação de pulgas – começaram a aparecer aranhas grandes dentro de casa – as tais chamadas de jardim, que são perigosas e mais, carregam os filhotes nas costas (se você pisar em uma se prepare para sapatear em cima de um montão de aranhinhas que saem correndo da mãe morta). É o que acontece quando a gente usa um produto químico para matar, por exemplo, pulgas – mata as pulgas e também os piolhos de cobra, que são predadores das aranhas, e o equilíbrio se foi para as “cucuias”.

Bem, toca casa tem alguma aranha já que lá elas encontram alimento, insetos e outros bichinhos minúsculos. Moram pelos cantos, tecem suas teias nas vigas do telhado, fazem ninhos atrás dos móveis, debaixo do sofá da sala e, até podem se esconder no sapato que alguém deixou pelo chão. Elas procuram lugares secos, escurinhos, as que moram dentro de casa. As de fora, bem, essas não incomodam, fazem suas teias entre os galhos de uma planta e “caçam seus bichinhos-alimento” mantendo o equilíbrio de moscas e mosquitos. Mas, tem também aquelas, que sendo de jardim, vêm para dentro de casa, ah, isso tem e essas a gente tem de ter cuidado.

foto

Esta é uma aranha de jardim, deixe ela lá, na sua teia.

Existem milhares de espécies de aranhas (35 mil, no mundo), muitas são inofensivas, outras não, mas todas são incômodas quanto resolvem morar tão junto da gente. Mas, aqui vão umas dicas básicas para te ajudar a lidar com essas danadinhas que entram em casa. Mas, o objetivo não é exterminar as aranhas já que elas são muito importantes para o equilíbrio da população de outros bichos conhecidos como artrópodes. Apesar de que muitas são inofensivas, não agressivas ou sem veneno outras podem causar acidentes graves: fique atento à aranha marrom (Loxosceles), a aranha de jardim, aranha lobo ou tarântula (Lycosa), a viúva negra (Latrodectus), a caranguejeira (Diplura sp) e a aranha armadeira (Phoneutria). Umas são mais perigosas que outras, mais agressivas ou de veneno mais forte. E se for picado, recolha a aranha num vidro, e corra para o posto de saúde para que te apliquem um antídoto o mais específico possível. Veja aqui indicações mais específicas se for picado por bicho peçonhento como aranha, e não só.

foto

Esta é uma aranha de jardim que entra em casa e sua picada é perigosa.

Dicas boas contra aranhas

A seguir algumas dicas que te ajudarão a manter as aranhas mais longe do interior da tua casa. São dicas fáceis de se integrar à rotina normal de limpeza e mais, vão deixar sua casa mais cheirosa e gostosa.

1. Limpeza: varra bem debaixo e por trás dos móveis, aspire por baixo dos sofás (não só o chão mas também o forro) e atrás de quadros e estantes de livros. Isso é o básico dentro de casa mas, se você tem quintal com areia, folhas pelo chão, muitas plantas, etc, isso não vai evitar que as aranhas entrem. Então, use alguns truques que tem a ver com cheiros que aranha não gosta.

2. Espalhar, pela casa, algumas ervas específicas que são desagradáveis às aranhas, aos maços ou sachês

4. Passar, no chão e cantos, pano úmido com chá de ervas, ou óleo essencial, umas gotas na água, já é suficiente.

5. Pulverizar sua casa com spray dessas plantas que indicamos a seguir

6. Antes de calçar seu sapato, verifique se alguma aranha não está dormindo dentro dele. Sacuda o sapato “boca-à-baixo”, bata no chão, olhe, enfim, não vá por o pé na toca dela, certo?

De que cheiros aranha não gosta?

1. Hortelã, laranja, limão, vinagre, tabaco e cravo-da-índia são cheiros que desgostam às aranhas caseiras.

foto

2. Ah, e você pode espalhar castanhas portuguesas pelos lugares por onde elas entram. Realmente as aranhas não gostam das castanhas, e se afastam. E também não gostam do cheiro do cedro (você pode deixar lascas de cedro, bolinhas de cedro e até as castanhas do cedro).

foto

3. Aranhas também não gostam do cheiro de lavanda.

foto

4. E cânfora, em essência ou pedrinhas. Faça um álcool com cânfora, cravinho ou alecrim. Deixe 7 dias em repouso e use para pulverizar sua casa semanalmente. As receitas estão aqui neste vídeo que eu ponho abaixo, é fácil de fazer e barato.

Fonte: Natural Living Ideas

Veja mais dicas em como lidar com aranhas, de forma ecológica, sem matá-las em:

Aranhas em casa: quais são perigosas? O que fazer com elas?

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER REPELENTE CASEIRO

PULGAS – QUEM TEM CACHORRO EM CASA SABE BEM COMO É DIFÍCIL DE TIRAR

A IMPORTÂNCIA DOS MOSQUITOS PARA O ECOSSISTEMA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...