Por que os cães cheiram nossas partes íntimas?


Muitas vezes acontece de os cães quererem farejar as partes íntimas das pessoas, e isso muitas vezes pode criar constrangimentos mas, para os nossos amigos de quatro patas, este é um comportamento normal. Veja porquê.

Por que os cães tendem a cheirar nossas partes íntimas? É uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todos farão, porque acontece com mais frequência do que se acredita.

Sabemos que os cães têm um olfato muito desenvolvido para interagir e explorar o mundo ao seu redor. Como todos os outros mamíferos, eles têm estruturas chamadas glândulas sudoríparas apócrinas.

Estas glândulas, que nos cachorros estão espalhadas por todo o corpo, nas partes íntimas e na cauda produzem substâncias, os chamados feromônios, que têm um odor muito particular.

Especificamente, os feromônios permitem que os cães tenham informações sobre os outros animais: sexo, idade, mudanças hormonais e até mesmo humor. Em suma, poderíamos chamá-lo de uma espécie de bilhete de visita que os colocasse em contato uns com os outros.

Então, da mesma forma que as pessoas dão as mãos e conversam, os cachorros se cheiram para se conhecerem. Mas e quando eles fazem isso com humanos? Dá no mesmo! Quando um cachorro cheira as partes íntimas de uma pessoa é porque ele quer saber algo mais sobre nós.

E ele coloca o focinho nas partes íntimas porque as glândulas sudoríparas do homem não estão em todo o corpo, mas sim nas axilas e na virilha, então o instinto é ir direto para lá. Se o cão faz isso com estranhos é para ter informações sobre a pessoa, se o faz com os seus donos é apenas para saber como está o humor do dono naquele momento.

cao parte intima 2

Fonte e foto

Não é, portanto, nenhum tipo de atitude anômala, mas consonante com a sua natureza. Em particular, os cães tendem a cheirar as partes íntimas das mulheres durante o ciclo menstrual, quando deram à luz ou estão amamentando, ou quando estão no período da ovulação ou, em geral, de pessoas que tiveram relações sexuais. A razão é clara: o cheiro dos feromônios é mais forte e mais consistente.

Então, o que parece estranho para nós, aos animais é perfeitamente normal!

O que fazer se o cão quiser cheirar as partes íntimas?

A resposta é simples: absolutamente nada.

Certamente, esse tipo de comportamento pode criar algum desconforto, mas por ser um comportamento completamente normal aos animais, é bom deixa-los seguir o próprio instinto, tanto para o seu bem-estar físico quanto mental.

Talvez, enquanto o cachorro procura suas informações, você possa aproveitar para explicar aos outros o porquê dele fazer isso!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...