Em 25 anos perdemos 3 mil bilhões de toneladas de gelo na Antártica. Elevação do nível do mar à vista


O gelo antártico está desaparecendo em um ritmo acelerado. Nos últimos 25 anos, o continente congelado perdeu 3 bilhões de toneladas de gelo. Isso resultou em um aumento do nível do mar de cerca de 8 milímetros, um aumento triplicado em relação a 2012, quando a última avaliação foi feita.

Isto é o que acaba de ser afirmado por um novo estudo internacional apoiado pela ESA e pela NASA. Cientistas de 44 instituições combinaram as medições fornecidas por satélites com uma série de modelos matemáticos e, pela primeira vez reconstruíram a história do gelo da Antártida em 25 anos, no período de 1992 a 2017, melhorando significativamente as avaliações anteriores.

De acordo com o estudo, na parte ocidental do continente, importantes acelerações recentes no derretimento do gelo foram destacadas em resposta ao aquecimento global.

Os satélites que monitoram o estado da Antártida indicam que cerca de 200 bilhões de toneladas por ano são perdidos no oceano por causa ao derretimento do gelo devido às temperaturas cada vez mais altas.

“As mudanças em massa do gelo que atualmente cobrem o continente antártico são um importante indicador das mudanças climáticas globais”, disse o professor Giorgio Spada, professor de Física da Terra no Departamento de Ciências Puras e Aplicadas da Universidade de Urbino.

“Não podemos dizer quando começou – não temos medições no mar desse período”, disse o professor Andrew Shepherd, da Universidade de Leeds, chefe do estudo. “Mas o que podemos dizer é que agora é muito quente na Antártica, cerca de meio grau Celsius mais quente do que o continente pode suportar.”

As novas descobertas mostraram que antes de 2012, a Antártica foi perdendo gelo a um ritmo constante de 76 bilhões de toneladas por ano, contribuindo 0,2 mm ao nível do mar. No entanto, desde então, houve um aumento de três vezes. Entre 2012 e 2017, o continente perdeu 219 bilhões de toneladas de gelo por ano, contribuindo para elevar o nível do mar em 0,6 mm por ano.

grafico antartitida

A Antártica armazena água congelada suficiente para elevar o nível do mar global de 58 metros e saber quanto gelo está sendo perdido é a chave para entender os impactos da mudança climática hoje, e no futuro.

De acordo com o professor Shepherd, há muito se suspeita que mudanças no clima da Terra influenciaram as calotas polares. Agora, graças aos satélites lançados pelas agências espaciais podemos monitorar as perdas de gelo:

“De acordo com nossas análises, na última década houve um aumento nas perdas de gelo da Antártica e o continente está fazendo o nível do mar subir mais rápido hoje do que em qualquer outro período nos últimos 25 anos. Isso deve preocupar os governos que devem proteger nossas cidades e comunidades costeiras”.

O estudo foi publicado na revista Nature.

Talvez te interesse ler também:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...