COP 21: o mundo marcha pelo clima e em Paris um mar de sapatos em praça


Ontem nas principais cidades do mundo, pessoas saíram às ruas para se manifestarem marchando pelo clima. Uma mensagem compartilhada, que partiu da Austrália e chegou em Paris, para lembrar que a Terra é o único lar que temos e que devemos agir com urgência para salvar o clima. Hoje na capital francesa começam os trabalhos da COP21, a Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas.

Uma Paris blindada acolheu 150 representantes de vários países, incluindo dois dos maiores poluidores, Índia e China, para um acordo global vinculativo que possa limitar o aquecimento global.

A Marcha pelo Clima no Brasil

No Rio e em São Paulo artistas e manifestantes marcaram presença e lembraram de um dos nossos problemas principais relacionados ao clima, o desmatamento:

foto

foto

fotos: ultimosegundo

Também não faltaram protestos e pedidos de investigação para o acidente em Mariana:

foto

foto:ultimosegundo

O fim dos subsídios aos combustíveis fósseis, zero emissões de gases de efeito estufa com o fomento à geração de energia limpa, solar e eólica, bem como a preservação dos nossos recursos hídricos, também foram lembrados pelos manifestantes brasileiros.

foto

foto: revistagloborural

A Marcha pelo Clima no mundo

Melbourne, Ottawa, Berlim, Beirute e Tokyo foram outras cidades importantes e com grandes adesões à marcha:

A Marcha pelo Clima em Paris

Apesar da proibição imposta pelas autoridades à luz dos atentados de 13 de novembro, muitos manifestantes tomaram as ruas parisienses para dizer não ao aquecimento global e para lançar uma mensagem forte aos políticos reunidos no Le Bourget para a Conferência das Nações Unidas.

Foi emocionante a iniciativa lançada pela Avaaz que, após a proibição imposta pelas autoridades francesas, os cidadãos marcaram presença deixando seus pares de sapatos com os seus nomes escritos, na Place de la Republique, dando um sinal tangível da participação popular.

foto

foto:twitter

Papa Francisco também marcou presença doando seus sapatos:

foto

foto:twitter

Não faltaram tampouco os confrontos. A polícia francesa soltou spray de pimenta em vários manifestantes após uma série de ataques contra a COP21. Houve lançamento de objetos, velas e vasos de flores deixados às vítimas dos atentados:

Mas em Paris também houve pessoas que foram às ruas pacificamente, criando uma corrente humana ao longo de uma das avenidas da cidade para denunciar o estado de emergência na véspera da COP21.

Muito lindo! E por que devemos agir subitamente? O vídeo abaixo nos mostra:

Leia também:

Fonte foto capa: BBC




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...