Dia da Terra 2015


Nasa, Google, Facebook, earthday.org e claro, nós e todo mundo que procura fazer bem à Terra, comemoramos hoje o 45° aniversário do Dia da Terra.

Também chamada por nós de Dia Internacional da Mãe Terra, a data foi criada em 22 de Abril de 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, para levantar uma consciência mundial sobre os problemas ambientais a fim de proteger o planeta Terra. Esta data marca o nascimento do movimento ambientalista moderno.

A década de 70 foi um momento particular da história, por um lado, hippies, Beatles e protestos pipocando em todo o mundo, por outro, o meio ambiente era ainda uma palavra desconhecida pois, a fumaça poluente das cidades era nada mais nada menos que um sinal dos tempos modernos e do progresso econômico

Mas, um livro da década de 60 chamado Silent Spring, de Rachel Carson, virou bestseller em vários países e contribuiu muito para a consciência pública sobre a salvaguarda da vida na Terra, se tornando um divisor de águas para as questões ambientais, que viriam a ter, mais tarde, uma data mundial.

O Dia da Terra ajuda a ampliar o apoio popular aos programas ambientais, contribuindo para um ativismo comunitário através dos diversos eventos e atividades que acontecem no mundo inteiro. Além disso, a divulgação da data na mídia também lembra à população sobre a importância de preservar, agindo tanto nas pequenas e importantes coisas do cotidiano – como economizar água, energia, não desperdiçando alimentos etc – quanto nas maiores e mais complexas ações – como construir uma horta comunitária no seu bairro, participar mais ativamente dos problemas ambientais locais e do mundo.

A Nasa este ano participa com a campanha #NoPlaceLikeHome pedindo para que os internautas compartilhem fotos e vídeos de seus lugares preferidos na Terra nas redes sociais. Nós escolhemos a Amazônia, e colocamos a foto acima para ilustrar este post.

O Google fez um quiz para que cada pessoa descubra qual animal da Terra é, pela preservação das espécies e da biodiversidade. 

Nós não nos esquecemos das lutas indígenas que ganharam destaque essa semana por causa do Dia do Índio, lembrando que eles são os verdadeiros donos do Brasil e os mais interessados na preservação da nossa natureza, visto que dependem diretamente dela para sobreviverem.

Os links abaixo dão várias ideias para contribuir e participar da data. Participem!

Leia também: 

Petição pela proibição do glifosato, componente do Roundup

10 dicas para um 2015 verdadeiramente verde 

Deliciosas receitas para fazer com sobras de macarrão

5 motivos para não comprar saladas embaladas 

Vovó ecológica: 10 dicas de sustentabilidade que nossas avós usavam

Fonte foto: wallpaper-imagens.org




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...