Força Nacional de Segurança irá combater o desmatamento


Foi assinado no último dia 11, um acordo entre os Ministérios do Meio Ambiente e da Justiça juntamente com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), que prevê a criação e o aparelhamento da Companhia de Operações Ambientais, que contará com efetivo da Força Nacional de Segurança para combater o desmatamento ilegal da Floresta Amazônica.

Serão investidos mais de 30 milhões de reais, provenientes do Fundo da Amazônia, que é gerido pelo BNDES, e que irá garantir a manutenção de 200 homens da Força Nacional em diversos pontos estratégicos pela Floresta Amazônica. Esta é a primeira vez que o fundo coloca verbas em ações de fiscalização do desmatamento ilegal.

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, as atividades fazem parte da terceira fase do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal. Iniciado em 2004, o projeto envolve 14 ministérios no total, todos coordenados pela pasta do Meio Ambiente, e é responsável pela criação e execução de políticas públicas com o objetivo de reduzir o desmatamento.

Os resultados das ações atingiram seu ápice em novembro de 2014, quando foi registrado o menor desmatamento na região desde 1998. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, de agosto de 2013 a julho de 2014, foram desmatados 4.848 quilômetros quadrados (km2) de área, com redução de 18% em relação aos 5.891 km2 apurados no período anterior.

A Ministra do Meio Ambiente falou sobre a parceria e o esforço para aparelhar os órgãos federais que trabalham no combate ao desmatamento ilegal: “Toda fiscalização federal está em campo. Ao longo do ano, teremos como mostrar o bom resultado dessas novas estratégias de combate aos crimes ambientais.”

Outro dos 14 ministérios envolvidos no projeto, o Ministério da Justiça, informou que, desde 2008, a Força Nacional de Segurança realiza ações de repressão aos crimes ambientais, com foco principal em desmatamento, extração e comércio ilegal de madeira na Floresta Amazônica, e que as operações já resultaram na fiscalização de 1.200 serralheiras e na apreensão de mais de 1 milhão de metros cúbicos de madeira, 300 motosserras e 200 tratores.

E para reforçar a fiscalização, o Presidente do BNDES, Luciano Coutinho, aprovou verba de aproximadamente 1 bilhão de reais em projetos do Plano e os desembolsos passam de 600 milhões de reais. “E temos ambição de pensar em iniciativas para fazer acontecer uma redução muito mais drástica dos índices de desmatamento do país. Já conseguimos vitórias, mas precisamos dar novos passos.”

“Quando a presidenta Dilma determinou a integração do governo para o combate ao desmatamento, todos os ministérios envolvidos no comitê de gestão receberam essa determinação como uma causa que precisava ser assumida em face da gravidade do desmatamento. Temos empenhado e, agora com esses recursos, vamos ter uma Força Nacional mais bem equipada, com aparelhos, embarcações, com elevação de pessoal para um enfrentamento ainda mais agressivo”, o Ministro.

Leia também:

Fonte foto: fotospublicas.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...