Mudança climática: nascem menos meninos no Japão


Uma investigação científica, que foi publicada no jornal Fertility and Sterility, revela que mudanças no clima global podem estar no cerne de uma questão bem particular: o decréscimo de nascimento de bebês do sexo masculino no Japão.

O estudo, realizado pelo Dr. Misao Fukuda, liga esse contexto às fortes variações de temperatura verificadas na terra do sol nascente.

Foi utilizado, para a análise, o período temporal compreendido entre 1968 e 2012. Fukuda, então, partiu do pressuposto do verão de 2010 e do inverno de 2011, em paralelo a outro dado importante: o aborto espontâneo de bebês de até três meses de gravidez.

Com o aumento da morte de fetos, pode-se, 9 meses depois, verificar uma diminuição no nascimento de bebês do sexo masculino. No inverno seguinte, observou-se o mesmo padrão.

Entretanto, Fukuda não utiliza, em sua hipótese, apenas o clima como paradigma, mas também a poluição e os terremotos, tornando a análise ainda mais plural e complexa.

Ao final do estudo, fica a sensação de que isso é possível pelo fato de que o organismo masculino, quando em estágios iniciais de desenvolvimento, apresenta uma vulnerabilidade superior em relação à vulnerabilidade apresentada pelos organismos femininos, no que se refere aos fatores externos, como a mudança climática e seus efeitos.

Leia também: Sangue e personalidade: a teoria que associa o tipo sanguíneo com as características de cada um

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...