21 de Agosto é Dia de Eclipse Solar – Veja Onde Conferir


Fenômenos naturais de grande magnitude sempre atraem muita atenção. E não tem como ser diferente. Não é todo dia que as pessoas veem, por exemplo, o Sol ser totalmente encoberto pela Lua, possibilitando o famoso eclipse solar.

No próximo dia 21 de agosto, essa maravilha da natureza vai voltar a acontecer. O eclipse solar total será visível na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, e no Caribe, algumas regiões da Europa e Ásia. Já no Brasil apenas os estados do Norte e Nordeste, e algumas regiões do Sudeste e Centro-Oeste poderão ver o fenômeno. Ainda assim, os brasileiros só terão oportunidade de ver o eclipse parcial, quando apenas parte do sol fica encoberta.

O QUE É ECLIPSE SOLAR

O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Planeta Terra e o Sol, formando uma sombra. Esse fenômeno só ocorre duas vezes ao ano, pois a Lua precisa atravessar o plano orbital da Terra.

Especialistas estimam que esse eclipse solar total será o mais observado da história, tendo em vista o maior acessso à informação, o advento das redes sociais, e a melhora nos equipamentos de transmissão.

Nos EUA, por exemplo, a Nasa transmitirá ao vivo o fenomêno.

ONDE VER O ECLIPSE SOLAR 2017

No Brasil, os lugares mais privilegiados para ver o eclipse solar serão Boa Vista (Roraima) e Macapá (Amapá), onde o eclipse poderá durar cerca de 2 horas.

O fenomêno começará às 14h56, em Boa Vista e 16h09, em Macapá.

Nos Estados Unidos, vários serão os estados que poderão acompanhar o eclipse total, tais como Missouri, Tenesse, Illinois, Kentucky, Oregon, Idaho, Nebraska, Kansas, Carolina do Norte e Carolina do Sul, Georgia e Wyioming.

Estima-se que o eclipse comece no fim da manhã e início da tarde, a depender do estado.

Desde 1979, os Estados Unidos não presenciavam um eclipse total, como o que vai ocorrer agora. No Brasil, um eclipse total só ocorrerá em 12 de agosto de 2045.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Vale lembrar que não se pode observar diretamente o eclipse, sob risco de causar danos permanentes à visão.

Também não é recomendado apontar equipamentos, como telescópios, binóculos e lunetas na direção do Sol.

Para conferir o fenomêno basta utilizar óculos especiais ou de soldador, ou mesmo fazer um projetor pinhole, de cartolina ou papel cartão.




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...