23 de Junho: Dia Olímpico – vamos comemorar!


O 23 de Junho é Dia OlímpicoDia Mundial dos Esportes Olímpicos e Dia Mundial do Atleta Olímpico. Hoje celebramos a todos os que se esforçam para participarem em uma olimpiada com o espírito de “saudável competição entre iguais”.

Esta data corresponde à da fundação do Comitê Olímpico Internacional, constituido em 23 de junho de 1894 por iniciativa do francês Pierry de Frédy (o Barão de Coubertin), que idealizou o Comitê Olímpico com o objetivo de resgatar o espírito de competição dos antigos Jogos Olímpicos da Grécia antiga.

No Brasil também é celebrado hoje, desde 1998 (Lei Pelé) o Dia Nacional do Esporte. Na “Semana Olímpica“, que começa hoje, em diversas cidades do país acontecem eventos esportivos e culturais, competições de matemáticas e outros desafios, o que importa é disseminar o princípio olímpico da competição saudável e da união entre os povos.

foto

Esportes olímpicos

De acordo com a lista oficial do COI – Comitê Olímpico Internacional, atualmente existem 42 esportes olímpicos, que são: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Boxe, Canoagem Slalom, Canoagem Velocidade, Ciclismo BMX, Ciclismo Estrada, Ciclismo de Pista, Ciclismo Mountain Bike, Esgrima, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica de Trampolim, Ginástica Rítmica, Golfe, Handebol, Hipismo, Hóquei sobre Grama, Judô, Levantamento de Peso, Luta Olímpica, Maratonas Aquáticas, Nado Sincronizado, Natação, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Remo, Rugby de 7, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triatlo, Tênis, Tênis de Mesa, Vela, Voleibol, Vôlei de Praia.

Atletas olímpicos

Nesta data são homenageados todos os atletas que dedicam sua vida a participarem dos esportes olímpicos com empenho, esforço físico e psicológico, muita disciplina e garra. O lema é Citius, Altius, Fortius – “o mais rápido, o mais alto, o mais forte” – que resume a postura do atleta olímpico que, na essência, busca a superação dos seus limites.

Os primeiros Jogos Olímpicos Modernos ocorreram em Atenas, Grécia, em abril de 1896 e acontecem, desde então, de 4 em 4 anos em países previamente propostos e escolhidos para este evento de interesse mundial.

Símbolo Olímpico

Seu símbolo é o da união entre os povos em uma competição saudável, os ideais do Olimpismo. Os cinco aros coloridos interligados sobre fundo branco representam a união dos cinco continentes: o anel azul corresponde à Europa, o anel amarelo à Ásia, o preto à África, o verde à Oceania e o vermelho, às Américas. Estas cores e sua representação foram escolhidas por Pierre de Coubertin, em 1914. e correspondem à frequência das cores das bandeiras das diversas nações no mundo.

Talvez te interesse ler também:

TOCHA OLÍMPICA BRASILEIRA: UNIÃO E AMIZADE ENTRE OS POVOS

RIO DE OLIMPÍADAS E MUITO MAIS

VAI TER OLIMPÍADAS! OMS DIZ QUE NÃO EXISTEM MOTIVOS PARA CANCELAR EVENTO

Fonte: COB




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...