Agricultura sustentável: um App para reduzir o uso de pesticidas


Uma agricultura mais sustentável também passa pelas novas tecnologias. O uso excessivo de pesticidas e as alterações climáticas ameaçam terras agrícolas de todo o mundo. Como sair de um verdadeiro e próprio círculo vicioso? Graças a um aplicativo para uma agricultura sustentável e hi-tech.

Na criação do protótipo do novo app, desempenharam um papel importante pesquisadores italianos que disponibilizaram dados aos especialistas norte-americanos, sobre cultivos e doenças de plantas, criando a previsibilidade baseada em estatísticas, para o funcionamento do aplicativo.

Assim nasceu a colaboração entre o Instituto para a Proteção Sustentável das Plantas (IPSP) de Turim e a Universidade da Pensilvânia. O aplicativo é projetado para simplificar o trabalho dos agricultores, para reduzir o uso de pesticidas e para evitar as consequências das mudanças climáticas.

O protótipo permite que se monitore a situação do campo em tempo real. Indica áreas passíveis de desenvolver doenças, para que se possa usar os pesticidas de uma forma orientada, apenas em algumas áreas e em algumas plantas, em vez de indistintamente em toda a área cultivada.

Com o novo aplicativo, que esperamos possa chegar no Brasil, os agricultores serão capazes de monitorar e comparar as informações sobre as condições de tempo, localização geográfica, no crescimento das plantas e à presença de parasitas, para que eles possam gerenciar melhor o seu trabalho nos campos e na colheita.

O app pode prever os ataques que determinadas culturas são mais propensas a sofrer, com a presença de pragas e as mudanças no clima e, portanto, agir em consequência para conter os eventuais danos previstos.

A agricultura torna-se mais inteligente e sustentável​​ graças às novas tecnologias. Os seus protagonistas deverão, então, preparar-se para irem ao campo equipados de tablets e smartphones.

Leia também: Adeus pesticidas? A luz LED é a eco-ama contra pragas

Fonte foto: deltafarmpress.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...