Meio bike meio máquina portátil de lavar roupa: assim se lava a roupa enquanto se pedala

  • atualizado: 
SpinCycle

Lavar roupa enquanto se pedala, não parece uma invenção da NASA? Mas não! Chama-se SpinCycle a máquina de lavar roupa portátil, econômica e green, que poderia ser usada por todos, pobres e ricos. 

A ideia é de Richard Hewitt, ex-aluno de design e hoje empresário. Foi ele quem criou a máquina de lavar roupa alimentada pela pedalada em uma bicicleta depois de ter feito uma viagem para Burundi.

Durante a sua estadia, ele trabalhou como voluntário em um orfanato lavando roupa de crianças à mão em baldes de água fria. É difícil imaginar uma máquina de lavar roupa em países onde não há eletricidade e onde falta água em casa.

Assim, Hewitt decidiu projetar um sistema alternativo de lavagem que não apenas não necessitasse de eletricidade, mas que consumisse pouca água. E foi assim que nasceu SpinCycle, o protótipo que fez parte de sua tese em Product Design na Sheffield Hallam University.

O conceito agradou tanto que o Gripple’s Incub Scheme e Ideas and Innovation department decidiu investir no desenvolvimento desse sistema. 

bici lava roupa 1

SpinCycle: como funciona?

O projeto baseia-se num mecanismo em forma de triciclo com um barril de plástico para a lavagem de roupa na parte de trás da bike, que tem no seu interior um tambor de lavagem e galões, tambores perfurados interiores guiados pela correia e um ralador de sabão para usar com blocos de detergente, amplamente utilizados na África. 

Então, na prática, você carrega o aparelho com roupas sujas, detergentes e água, depois pedala por dez minutos. O próximo passo é drenar e encher com água de enxágue e depois faz um outro passeio de dez minutos para completar a lavagem. O mesmo método também pode ser usado para secar roupas depois de limpas. 

bici lava roupa 2

Em um vídeo filmado em 2012, Richard Hewitt explicou sua invenção que hoje está se tornando realidade:

"Além de economizar muito tempo, energia e água, as pessoas também poderiam ganhar algum dinheiro dessa maneira", disse o empreendedor.

Em suma, uma boa idéia! Ótima para o meio ambiente mas também para as pessoas.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!