Como a Internet das Coisas pode contribuir com o meio ambiente

  • atualizado: 
Internet das Coisas

Você sabia que a tecnologia pode contribuir com o nosso ecossistema? Veja aqui como a Internet das Coisas exerce um papel positivo!

A Internet das Coisas (IoT, do inglês internet of things) é um conceito que vem evoluindo cada vez mais e consiste na conexão digital de objetos à internet. Ou seja, uma rede de objetos capaz de coletar, transmitir e demonstrar dados.

Porém, é fundamental enfatizar a importância de proteger seus dados de forma segura. Afinal, cada vez mais estamos expostos a cibercrimes e investir em tecnologias disruptivas para blindar seus dados é saída acertada, como contar com uma VPN. Dessa forma, pode-se utilizar as vantagens da IoT.

Com a ajuda dessa tecnologia, que evolui constantemente, a preservação ambiental pode ser beneficiada com o surgimento de novas ideias e recursos, para deixar o cuidado com o meio ambiente mais eficiente. Saiba mais!

Soluções em desenvolvimento: como IoT pode contribuir com o meio ambiente

Diversas empresas então estão pesquisando e investindo na IoT para contribuir com o meio ambiente, seja em locais de larga escala como rodovias, ou até nas fazendas e lares.

Separamos algumas soluções em desenvolvimento com o objetivo de minimizar o impacto no meio ambiente.

1. Carros ecológicos

Os carros inteligentes podem ser o começo de um novo jeito de trafegar. Um projeto da IBM está sendo usado para criar um carro sem motorista, que possibilita que o carro se comunique com os outros carros que estão trafegando e processar o que estão prestes a fazer. Com isso, o tráfego se movimenta a uma determinada velocidade, reduzindo o consumo de combustível que as mudanças de marcha e velocidade provocam. Essa plataforma utilizada no projeto analisa os dados dos sensores dos veículos e realiza a condução, acelerando ou desacelerando e trocando de faixa quando necessário, sem necessitar do controle do motorista.

2. Invisible Track

O dispositivo está sendo utilizado em alguns programas para atuar no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Os equipamentos funcionam à bateria e ficam fixados em algumas árvores. Assim que elas são derrubadas e entram em trânsito, o equipamento envia um alerta com a localização das árvores direto para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, para assim tomarem as medidas necessárias.

3. Sensores inteligentes para agricultura

Com ajuda de sensores, os agricultores hoje podem monitorar os processos agrícolas que sofrem interferência de fatores externos como clima, luz solar e umidade. Além disso, é possível economizar na quantidade de água usada para regar a plantação, quando o sensor detecta que o nível de umidade do solo está adequado. Pode também reduzir a quantidade de resíduos produzidos, aumentando a eficiência da
plantação e evitando o desperdício.

4. Em prol da fauna

Recentemente, a IoT foi usada para tirar uma espécie de animal da extinção. Na Espanha, foram utilizados sensores nas espécies remanescentes para rastrear e monitorar seu comportamento. Usando drones conectados às coleiras, os especialistas foram capazes de restabelecer a vida desses animais, tirando a espécie da lista dos animais em extinção.

5. Sensores para detecção de mudanças

Existem sensores que utilizam o conceito de IoT para medir mudanças meteorológicas como a umidade do ar e advertir os usuários. Isso pode também ser utilizado para gerar consciência das pessoas e dos empresários sobre a emissão de poluição. É um ótimo aliado dos governos para atentar a população para combater o aumento da poluição.

6. Casas inteligentes

Sistemas inteligentes instalados nas casas podem ajudar a combater o desperdício de água ou o desperdício de energia elétrica. Os sistemas disponíveis podem controlar a temperatura da água ou apagar as luzes quando ninguém estiver em casa. 

Como garantir segurança na Internet das Coisas?

cyber security

Mesmo que a IoT contribua, positivamente, em vários aspectos de nossas vidas, inclusive com o meio ambiente, é preciso ficar atento. Vulnerabilidades podem induzir a ataques criminosos, comprometendo diferentes dispositivos.

Além de ajudar o meio ambiente, a Internet das Coisas traz vantagens para as empresas e pessoas físicas. Para aproveitá-la ao máximo, é preciso se proteger. Mas como garantir que as informações estejam seguras, já que quaisquer aparelhos podem ser espionados em tempo real?

Para proteger o tráfego web, de forma privada, você pode contar com uma VPN e ficar livre de censura, espionagem e interferências. Dessa forma, você poderá fazer uso de todas as vantagens que a IoT oferece, desde os sistemas inteligentes desenvolvidos para residências, quanto as empresas que lutam contra o desmatamento ilegal na Amazônia.

Por que é importante manter a privacidade na internet?

Não é incomum as notícias sobre ataques online. A falta de privacidade, envolvendo tanto empresas quanto pessoas físicas, é um problema que conta com solução eficaz.

Independentemente de qual tipo de sistema usar, seus dados e senhas podem ser protegidos no mundo virtual. Para isso, você deve investir em uma Rede Virtual Privada, de forma a garantir a segurança do seu tráfego online, privando-o de possíveis ameaças, como espionagem, censura e interferência.

Dispositivos utilizados em prol do meio ambiente, por exemplo, ficam livres de interferências de criminosos, como o Invisible Track. Ou seja, vazamento, mau uso de dados e espionagem são combatidos ao contar com a instalação de uma VPN.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!