O planeta ficou mais verde nos últimos 20 anos, graças à Índia e à China

  • atualizado: 
areas verdes NASA

No momento em que lutamos contra o desmatamento da Amazônia, felizmente uma boa notícia: a área verde do planeta aumentou nos últimos 20 anos!

A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) detectou esse aumento na área verde do planeta.

A conclusão foi apresentada após uma observação feita por dois satélites que coletaram dados e imagens da Terra, durante 20 anos.

As imagens mostram que o aumento da área verde ocorreu principalmente na China e na Índia. Isso se deve pelo fato da China ter implementado programas para conservação e expansão de suas florestas.

Essa estratégia da China se deu com o intuito de reduzir os efeitos da erosão do solo, da poluição do ar e das mudanças climáticas.

Além disso, houve também uma expansão de áreas agrícolas no país. No entanto, não foi tanto como a Índia, cujo aumento de área verde se deu, em maior parte, devido à expansão das terras agrícolas.

De acordo com Chi Chen, pesquisador do Departamento de Terra e Meio Ambiente da Universidade de Boston, a expansão agrícola indica que o mesmo terreno tornou-se produtivo, na maioria dos casos. O que comprova isso, é o aumento de 35% e 40% na produção de grãos, legumes e frutas, nos dois países.

Mas há controvérsias...

Apesar de ser uma boa notícia, existem os poréns. Os cientistas alertam que o aumento na produção desses alimentos, depende da irrigação de águas subterrâneas. Por isso, se a água acabar, a situação volta a ficar preocupante.

De qualquer forma, o aumento da vegetação em todo o mundo não compensa os estragos causados em algumas regiões tropicais. É o caso do Brasil e da Indonésia, onde campanhas a favor da sustentabilidade e da biodiversidade dos ecossistemas são extremamente urgentes e necessárias.

Outro ponto levantado é o de que as áreas agrícolas não conseguem armazenar carbono, assim como as florestas o fazem. Portanto, o ideal é que as florestas se multipliquem, muito mais do que as áreas terras dedicadas à agricultura.

Programas e estratégias como as da China, são muito bem vindas e precisam ser mais incentivadas. Esse é o caminho!

Talvez te interesse ler também:

RIO PARAOPEBA, ATINGIDO PELA LAMA DE BRUMADINHO, TEM ÁGUA PROIBIDA PARA USO

METAIS PESADOS EM MEIO AOS CORAIS EM ABROLHOS POR CAUSA DA TRAGÉDIA EM MARIANA

CHICO MENDES: VIDA, MORTE E FRASES DO MAIOR AMBIENTALISTA DO BRASIL

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!