Nascente do Rio São Francisco volta a jorrar água

  • atualizado: 

Nascente Histórica do Rio São Francisco

Finalmente o Velho Chico saiu da UTI! Devido à seca sem precedentes, observou-se, pela primeira vez, a interrupção do fluxo de água na principal fonte do rio da integração nacional, como também é conhecido.

Após quase três meses, voltou a jorrar água na nascente histórica do Velho Chico, no Parque Nacional Serra da Canastra, em Minas Gerais.

A recuperação se deveu às fortes chuvas que têm ocorrido, com frequência, na região.

Apesar dos sinais de reação, que incluem também a rebrota da vegetação do Parque, a situação ainda é preocupante. Calcula-se que, para que a vazão do rio volte ao volume normal, será preciso chover 30% acima da média histórica do período de dezembro a fevereiro.

A seca ocorrida, além de ter favorecido a ocorrência de incêndios florestais e diminuído a capacidade de geração de energia pelas usinas hidrelétricas que funcionam ao longo do rio, chegou a causar o temor de desabastecimento humano.

Com a volta das chuvas e a “ressurreição” da nascente, diversos pontos voltaram a ser tomados pelas águas, inclusive com a formação de piscinas naturais, o que agradou a ambientalistas e aos visitantes do Parque da Serra da Canastra.

Leia também: A nascente do Rio São Francisco secou...

Fonte fotos: Marcio Francisco Martins, via Wikimedia Commons

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!