Como plantar Lichia no Brasil - VÍDEOS

como plantar lichia

A lichia é uma planta de origem chinesa, Litchia chinensis, uma árvore que pode atingir até 15m de altura e produzir, a cada frutificação, até 50 kg desta maravilhosa fruta de casca grossa, rosada, e polpa branca, espumosa. É uma árvore linda e a fruta, bem, deliciosa e rica em vitaminas.

Mas plantar lichia requer alguns conhecimentos básicos de agricultura já que esta planta, quando reproduzida por sementes, pode até nem dar frutos dadas as alterações genéticas que sofre. E mesmo que a muda produzida por semeadura seja produtiva, a lichia plantada desta maneira só dará frutos após 12 anos, pelo menos.

Sobre as diversas maneiras de se produzir lichia, veja este vídeo aqui:

O mais recomendável é você comprar uma muda já bem enraizada e transplantá-la em seu jardim ou em um vaso grande, e esperar. Neste caso você deve comprar uma muda feita por alporquia, que terá a mesma idade da árvore de onde é originária e que, por esta razão, começará a produzir frutos ao mesmo tempo que esta.

O melhor jeito de se reproduzir a lichia é pelo sistema de alporquia - um sistema vegetativo que implica em você ter um galho com gemas produtivas, de uma árvore de lichia que demonstre boa produtividade, raspar uma parte do galho e amarrar, em volta, um substrato para que esta parte do galho produza suas raízes. Quando as raízes estiverem formadas, você cortará o galho na parte mais próxima ao tronco e deverá transplantar essa muda enraizada em um vaso ou lata (de 20 l pelo menos).

Veja neste vídeo um jeito simples de se fazer a alporquia:

Como cuidar da sua lichia, em vaso ou no jardim

Cuidar de um pé de lichia não é difícil - esta árvore gosta de sol, ventilação e solo fresco e bem drenado, adubado. É importante que a superfície em volta da sua árvore de lichia se mantenha permanentemente limpa de resíduos (galhos, folhas e frutos).

Mantenha um regime de regas sem encharcar a terra, faça uma adubação orgânica a cada 4 meses (espalhando composto orgânico, cinzas e palha picada em volta da árvore que deve ser revolvido e incorporado ao solo), uma poda anual de limpeza (tire os galhos mortos, rareie a copa da árvore abrindo espaço para a entrado dos raios de sol, mantenha sua planta em local ventilado mas ao abrigo dos ventos fortes (que podem derrubar as flores) e cuide, muito mesmo, de qualquer tipo de infestação de fungos ou insetos sugadores, os principais inimigos da lichia (a ventilação, insolação e boa drenagem do solo são fatores que favorecem a saúde da árvore mas, caso apareçam lesões fúngicas, manchas no tronco e folhas, tome as providências cabíveis, rapidamente).

Há um site especializado no cuidado de lichias, o Portal lichias.com que você poderá consultar para informações mais detalhadas sobre o cultivo da lichia.

Especialmente indicado para você:

setaLICHIA: PARA QUE SERVE? POR QUE É BOM COMÊ-LA?

setaÁRVORES FRUTÍFERAS EM VASOS: DICAS PRÁTICAS E LISTA DE QUAIS CULTIVAR EM CADA REGIÃO

setaJABUTICABA: PROPRIEDADES MEDICINAIS E USO POPULAR

Foto capa: culturamix.com