Conheça os tipos de arroz e seus benefícios

  • atualizado: 
tipos de arroz

O arroz pode ser considerado como uma base da alimentação do dia a dia do brasileiro, afinal, a combinação clássica de nossa culinária é o feijão com arroz. É o tipo de alimento que contém muita energia, mas sem tanta nutrição, sobretudo quando é polido.

Em contrapartida, há determinados tipos de arroz que são, sim, extremamente saudáveis e nutritivos, com nutrientes proteicos e sais minerais – como fósforo, cálcio e ferro – e vitaminas do complexo B.

Conheça os tipos de arroz e suas vantagens para a saúde

Arroz negro ou selvagem

arroz preto

Seus grãos são longos e finos, com coloração negra na parte externa, e branca na parte interna. É um tipo de grão que cresce em regiões pantanosas e próximas a lagos. O arroz negro é muito proteico e contém fribras alimentares, sobretudo se for comparado ao arroz comum. É ótimo para os veganos, por exemplo, que precisam de uma dieta com maior quantidade de proteínas. Ajuda na regularização do trato intestinal, se associado à ingestão constante de água. Veja todas as informaçoes sobre arroz negro, suas propriedades, valores nutricionais e como consumir.

Arroz integral

arroz integral

Originário da Birmânia, Paquistão e Índia, era fervido com casca, por 60 minutos, em tanques que ficavam semiabertos. Em seguida eram espalhados no chão para secagem e depois recebiam beneficiamento.

O método foi se modificando no decorrer do tempo e hoje é realizado em quatro estágios: maceração, tratamento com vapor, secagem e beneficiamento.

Ao longo desse beneficiamento a vitamina B1 e outros nutrientes que são solúveis em água e estavam tanto no gérmen quanto nas partes externas, são assimiladas pelo grão.

Por não ser nem descascado, nem polido, é riquíssimo em vitaminas. Serve como base para a dieta macrobiótica. Também rico (6,6%) em gorduras benéficas à saúde.

Arroz japonês ou sanishiki

arroz japonês sanishiki

É muito empregado na culinária do Japão, como diz o nome e apresenta-se com seus grãos bem unidos. Tem muitos carboidratos, por ser rico em amido, na camada externa. É isso que promove a união de seus grãos, como uma massa.

Arroz polido

arroz polido

É o mais consumido no Brasil, sendo rico em carboidrato e pobre em proteína. A combinação com o feijão apresenta uma combinação de aminoácidos bastante completa e proveitosa.

Arroz parbolizado

arroz parbolizado

O grão, como um todo, é submetido ao processo de parbolização – ou seja, fica em água fervente por 8 horas –desse modo, a casca se solta e os grãos são moídos. As vitaminas vão para o interior do grão, sendo assim, conservadas.

Arroz Malequizado

arroz malequizado

Semi-integral, passa por maceração em água fria, ao longo de três dias e depois fica em altas temperaturas (de 700ºC) e é desidratado e descascado.

Arroz jasmim ou aromático

arroz jasmim aromático

Sua origem é tailandesa. Tem textura macia, com boa umidade, os grãos bem conectados. O mais famoso desse tipo é o Jasmim. É o segundo tipo de arroz em nível de proteína.

Arroz Arbóreo

arroz arbóreo

Italiano, tem grãos médios, e cor amarelada, além de textura mais cremosa. É perfeito para risotos e afins, pois resiste bem a cozimentos longos.

Basmati

arroz basmati

Advindo do Paquistão e da Índia, os grãos ficam bem secos e soltos, após cozimento.

Basmati integral ou vermelho

basmati integral vermelho

Não é descascado, tampouco polido, de cor vermelha. Possui micronutrientes, por não ter perdido a casca.

Agora você tem várias opções de arroz para saborear, escolha os mais nutritivos, evitando os polidos, que contêm apenas carboidratos. Bom apetite!

Especialmente indicado para você:

setaCOMO FAZER ARROZ: A RECEITA MAIS SIMPLES DE TODAS

setaTORTINHA DE ARROZ COM CÚRCUMA E MANJERICÃO

setaOS 10 ALIMENTOS QUE MAIS CONSOMEM ÁGUA PARA SEREM PRODUZIDOS

setaTÉCNICA JAPONESA USA PATOS, PEIXES E PLANTAS PARA PRODUZIR ARROZ ORGÂNICO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!