Os únicos 10 países onde o McDonald’s faliu


McDonald’s, uma marca que todos conhecemos, que está entre as mais famosas do mundo apesar de muitos de nós não gostarmos dela. O preço baixo, a praticidade, a publicidade e a propaganda, enfim… são tantos os fatores que podem explicar o seu sucesso, apesar do sabor, duvidoso, dos seus produtos, sem falar dos vários escândalos envolvendo a marca.

A multinacional do fast food se expandiu por, quase, todos os cantos do planeta, todas as grandes cidades do mundo, tentando se adaptar às especificidades de cada cultura mas, em alguns Estados, o McDonald’s foi um fracasso tão grande que se viu obrigado a fechar suas portas.

Lugares onde, apesar de todas as suas tentativas em pegar uma fatia do mercado, o McDonald’s não conseguiu entrar, de fato, nem no coração, menos ainda no estômago das pessoas. As razões são realmente diferentes em cada um dos casos.

Vejamos os 10 países do mundo onde o McDonald’s faliu:

1. BERMUDAS

As cadeias de fast food estrangeiras não são bem aceitas nas ilhas Bermudas, tanto que no território britânico do Caribe elas são proibidas. O único McDonald’s que existia na ilha, hoje está fechado. A sede tinha sido inaugurada em 1985 na estcação Air US Naval, ou seja, em solo norte-americano, mas como a base foi fechada em 1995, a lanchonete não teve mais motivos para existir.

2. IRÃ

O McDonald’s existiu no Irã antes do advento da República Islâmica, que não gostava da sua presença. A sede foi fechada em 1979 após a revolução e, desde então, a multinacional ainda não conseguiu retornar. Na verdade, havia rumores de que um McDonald’s poderia abrir novamente em Teerã, mas, por enquanto, nada ainda.

3. MACEDÔNIA

Na Macedônia, o McDonald’s tinha sete lanchonetes especialmente localizadas na capital Skopje. Mas em 2013 todas as sedes do fast food foram fechadas depois que o grupo de franquia perdeu sua licença. Ou seja, por ora, não há mais McDonald’s daquelas partes.

4. ISLÂNDIA

O surgimento do McDonald’s na ilha foi acompanhado pelo boom econômico que a Islândia experimentou há vários anos. As coisas mudaram quando o país foi atingido com força pela crise do crédito, altura em que a cadeia de fast food foi eliminada. O último hambúrguer do McDonald’s na Islândia está guardado em um pote de vidro exposto no Bus Hostel em Reykjavik!

mc ice

Foto: ISLÂNDIA EXPÕE SUA ÚLTIMA REFEIÇÃO DO MCDONALD’S

5. COREIA DO NORTE

O fato de não haver McDonald’s na Coreia do Norte não é surpresa. Tudo o que pertence ao “Ocidente capitalista” certamente não é bem-vindo neste país. No entanto, há rumores de que, em 2011, a elite do regime usou o Air Koryo para entregar refeições do McDonald’s da Coreia do Sul.

6. BOLÍVIA

O McDonald’s saiu do país sul-americano em 2002 devido às baixas vendas em suas lojas. Parece que os bolivianos não apreciavam os hambúrgueres preparados por uma multinacional norte-americana, havendo, em suma, uma espécie de desprezo geral pela empresa em todo o país. O ex-presidente Evo Morales chegou a declarar: o “McDonald’s não está interessado na saúde dos seres humanos, apenas nos lucros da empresa”. Mas há vozes de corredor que falam de um possível retorno.

7. JAMAICA

Em outubro de 2005, todos os fast food do McDonald’s neste país insular fecharam suas portas. Os motivos da falência parecem ter sido diferentes, incluindo o fato de que os hambúrgueres não serem suficientemente grandes para satisfazer o apetite dos jamaicanos, mas também por causa da falta de investimentos e infraestrutura do país.

8. MONTENEGRO

Ao que parece, este país da Europa Oriental impediu o McDonald’s de construir um fast food na capital, Podgorica para evitar a globalização. No entanto, as notícias levaram o governo montenegrino a lançar um comunicado de imprensa afirmando que “nenhuma empresa, mesmo a McDonald’s, está proibida de fazer negócios em Montenegro”. De qualquer forma, McDonald’s neste pais não existe.

9. BARBADOS

O único restaurante do McDonald’s que operava nesta ilha do Caribe agora é uma agência de serviços financeiros. O fast food abriu em 1996, mas fechou pouco depois de ter lutado contra um mercado hostil.

10. GHANA

O país da África Ocidental recebeu, nos últimos anos, uma série de outros fast foods em sua capital, Accra, mas não o McDonald’s. O motivo? Não se sabe!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...