Alpiste para a saúde – regula a pressão arterial, diabetes e problemas de fígado


O alpiste não é só comida para passarinho – mas, são estes que mais fazem uso desta semente oleaginosa e alimentícia. Agora você vai aprender como usar o alpiste para controlar sua pressão arterial, a diabetes, melhorar o fígado e os rins.

Já falamos aqui como se faz o Leite de Alpiste. As duas receitas abaixo são bem diferentes – em uma você vai usar alpiste levemente torrado e fazer um chá, na outra, um pouco mais elaborada, você vai preparar uma “vitamina de oleaginosas” na qual o alpiste está presente.

POR QUE O ALPISTE FAZ BEM?

O alpiste, Phalaris canariensis, é uma gramínea com propriedades anti-inflamatórias que atuam no fígado, rins e pâncreas.

Sua ação curativa ajuda no tratamento de doenças hepáticas, limpa o aparelho urinário, desintoxica o organismo.

É um alimento de ação depurativa e diurética, que ajuda na cura de gastrites e úlceras.

Mas, para qualquer dessas receitas abaixo, só use alpiste orgânico, sem aditivos ou conservantes.

Você também pode plantar alpiste em casa, para seu uso. É fácil pois, basta germinar as sementes em uma caixa com terra. Veja na foto como é essa plantinha:

plantinha alpiste

CHÁ DE SEMENTE TORRADA DE ALPISTE PARA CONTROLAR PRESSÃO ARTERIAL

Esta receita é muito fácil e rápida de se preparar.

Pegue um punhado de alpiste e jogue na frigideira seca, no fogo lento.

Vá mexendo até que as sementes comecem a estourar como pipoca.

Jogue essas sementes torradinhas em um litro de água fervente, cozinhe por uns minutos, apague o fogo, tampe a panela e deixe repousar por mais um tanto.

Coe e tome todo o líquido durante o dia.

A sua pressão, alta, baixará e se regulará.

VITAMINA DE OLEAGINOSAS

Para esta receita você vai precisar de:

  • 1 litro de água mineral
  • 40 g de amêndoas descascadas
  • 5 colheres de sopa de alpiste
  • 50 g de sementes de abóbora

O melhor jeito é deixar todas as sementes de molho por algumas horas até amolecerem. Depois, coe e lave as sementes, coloque em um liquidificador com água e bata até que se forme uma mistura homogênea.

Coe esse batido em uma peneira grossa, guarde na geladeira e tome durante o dia.

Enquanto consumir essa vitamina, aumente seu consumo de água para melhorar o processo depurativo e evitar prisão de ventre.

Segundo os que já experimentaram essa receita, o uso frequente da vitamina de oleaginosas é ótimo para a saúde de rins, fígado e pâncreas, sendo uma boa maneira de se controlar os sintomas de diabetes.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...