Trabalho voluntário: inscrições abertas na Serra da Bocaina


O Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP) tem inscrições abertas até o dia 22 de janeiro de 2015, para participação na edição de fevereiro. São oferecidas um total de 12 vagas para quem desejar atuar em Uso Público e Gestão Participativa.

Se você acha que trabalho voluntário não está com nada, enganou-se: faltam muitos recursos aos nossos parques nacionais e a sua ajuda pode ser além de muito bem-vinda, uma experiência de vida importante para a tua futura carreira profissional.

As atividades transcorrerão ao longo do período do Carnaval – entre 12 e 18 de fevereiro – quando uma dezena de voluntários terão de desenvolver atividades de ordenamento de Uso Público em Paraty, na praia de Trindade, bem no interior do Parque. Serão feitos, entre outros trabalhos, a contagem de visitantes, controle das trilhas e aplicação de questionários aos presentes.

Já na região do Parque Nacional em São José do Barreiro, em São Paulo, serão dois os voluntários a atuar entre os dias 23 e 27 de fevereiro, sendo um trabalho voltado à análise em termos estatísticos de dados de visitantes – com direito à série histórica, desde o ano de 2009 – obrigatoriamente, devendo ser um estudante de graduação com experiência nesse tipo de cálculo. Já o segundo, organizará os dados, mobilizará e divulgará a oficina do Conselho Consultivo da UC, que deverá ser reestruturado.

Como benefícios, os voluntários terão acesso a refeições diárias e alojamento próprio. Haverá, ao final, a emissão de um certificado do ICMBio, contendo carga horária e atribuições.

No caso dos voluntários que se dirigirem a São José do Barreiro, haverá transporte em Resende (RJ), Queluz e Guaratinguetá (SP). Aos que forem a Paraty, será disponibilizado transporte do alojamento para a praia de Trindade.

Caso você deseje passar pela experiência de contato profundo com o meio ambiente, increva-se aqui. Demais detalhes poderão ser obtidos através do e-mail: [email protected] ou telefone (24) 3371-3056.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma das maiores áreas protegidas de toda a Mata Atlântica e se localiza em uma área da Serra do Mar, na divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo. Entre seus principais atrativos turísticos destacam-se: o Caminho de Mambucaba (mais conhecido como Trilha do Ouro), as cachoeiras de Santo Isidro, das Posses e do Veado, a Pedra do Frade e a Praia do Caxadaço.

Leia também: Faltam muitos recursos aos nossos Parques Nacionais

Fonte foto: icmbio.gov.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...