Diário de gratidão: como e por que começar a escrever um


Você sente saudade daquele diário de memórias que você escrevia na infância – adolescência? Saiba que nunca é tarde para recomeçar com o bom hábito de escrever. A ideia de hoje é transformar o clássico diário em algo novo: de um simples canal para desabafar sentimentos a um diário de gratidão.

No exterior é chamado de “gratitude journal” e espiando através das lojas on-line, podemos encontrar estes diários de gratidão prontos para serem preenchidos. Mas qualquer simples caderno tá valendo para começar nesta aventura preciosa que basicamente consiste em dedicar alguns minutos, todas as noites antes de dormir, a fazer uma breve análise do dia que passou, para identificar os presentes que as últimas vinte e quatro horas te ofereceram.

Um diário de gratidão pode conter qualquer tipo de experiência ou memória que, naquele momento, consideramos positivo ou negativo. Talvez no futuro, relendo-o, tenha-se a impressão de que uma coisa negativa tenha se revelado em uma de nossas maiores fortunas.

O diário de gratidão é uma boa oportunidade para aprender a agradecer a nós mesmos e às pessoas que, talvez até sem perceberem, vêm, dia após dia, nos ajudar com suas palavras, seus gestos e ações. Além disso, sabemos que sempre há algo para aprender ouvindo os outros.

Por que começar a escrever um diário de gratidão ou um simples diário de lembranças?

gratitude journal

Escrever um diário pode ter muitas vantagens. Quando escrevemos algumas frases antes de dormir, temos a oportunidade de colocar nossas alegrias e preocupações no papel. Podemos escrever livremente, principalmente nos momentos em que estamos sozinhos e não temos ninguém do outro lado para ouvir nossas explosões ou histórias.

Assim, escrever um diário pode se tornar uma pequena terapia gratuita para a autoajuda e a autocura, o que, por exemplo, nos permitirá descansar melhor durante a noite e encontrar mais rapidamente uma solução para os problemas que nos atormentam.

Um diário de gratidão pode ter estilos muito diferentes, dependendo de quem o escrever. Não existe um único modo para expressar a gratidão. Alguns podem simplesmente escrever uma listas de coisas ou acontecimentos aos quais ser grato, enquanto outros podem discorrer textos mais elaborados ou mesmo se expressar através de desenhos ou ilustrações.

Dicas

Daremos algumas sugestões que ajudarão você a começar a escrever seu diário de gratidão e não abandoná-lo depois de um curto período de tempo.

escrever

1. Procure uma motivação, por exemplo, um diário de gratidão poderia te ajudar na busca da felicidade, na análise de sua vida ou na clareza de determinadas situações complexas, ou ainda ele poderia ser útil para dar mais valor a si mesmo ou aos outros.

2. Tentar se aprofundar em um tema: se compilar uma lista de situações às quais deveríamos ser gratos parece uma coisa simples, boba ou de pouco valor, tente escolher um aspecto a ser aprofundado diariamente, e que você julgue importante para teu autoconhecimento.

3. Um breve momento de reflexão: você tem a impressão de que muitas coisas positivas estão acontecendo em tua vida, mas você ainda não se sente feliz o suficiente? Pense então em como você estaria se nada do que está acontecendo agora estivesse acontecendo e passe a agradecer por elas.

4. Observe as emoções: um diário de gratidão pode se tornar uma boa oportunidade para observar, reconhecer, aceitar e processar suas emoções no final de um longo dia. Colocar as emoções em preto e branco pode ate ajudar a fazer as pazes consigo mesmo.

5. Gaste o tempo necessário: nem todo mundo tem tempo para escrever um diário todos os dias. Aqui então, você pode optar por colocar alguns prazos regulares. Por exemplo, estipule que escreverá o teu diário pelo menos duas ou três noites por semana, fazendo de modo que, de qualquer forma, não fique mais de uma semana sem escrever para não perder essa hábito.

Escrevendo o teu diário de gratidão, você poderá aprender a valorizar mais os aspectos positivos da vida, além de seguir um percurso de autoconhecimento que te ajudará a encontrar o caminho da felicidade. Ademais, escrever é uma atividade relaxante e antiestresse.

Vamos experimentar?

Talvez te interesse ler também:

O SEGREDO PARA COMBATER A INSÔNIA ESCREVER UMA LISTA DE COISAS A FAZER

ESCREVER À MÃO FAZ BEM AO CORPO E À MENTE

ESCREVER É A CHAVE PARA A FELICIDADE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...