Os importantes benefícios da melancia para a saúde


Pouca gente se arrisca a dizer que não gosta dessa fruta. A melancia, doce, suculenta e nutritiva, faz parte da mesa dos brasileiros o ano todo. Fácil de cultivar, ela é também econômica, já que uma melancia alimenta um verdadeiro batalhão. Além de tudo isso, a fruta é uma importante aliada da saúde, ajudando a proteger o coração, atuando no controle do peso, hidratando e prevenindo uma série de doenças. Quer conhecer mais benefícios? Confira abaixo todas as vantagens desse alimento.

Combate o colesterol

A melancia é capaz de reduzir os níveis colesterol ruim. Basta uma fatia por dia para que as dosagens fiquem mais equilibradas.

Protege o coração

A melancia é rica em uma substância chamada licopeno, que tem poder antioxidante, ajudando a combater os radicais livres, responsáveis pela degeneração celular. O potássio presente na melancia reduz os riscos de ataque cardíaco, e ainda atua regulando os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

Hidrata o organismo

Por conter 90% de água, a melancia ajuda na hidratação do organismo, prevenindo a desidratação e turbinando o organismo.

É boa para os rins

A melancia ajuda na desintoxicação dos rins, auxiliando na eliminação do ácido úrico e prevenindo doenças reumáticas.

Previne câncer

O licopeno auxilia na redução dos riscos de desenvolvimento de vários tipos de cânceres, como pulmão, mama e útero.

Emagrece

100 gramas de melancia têm apenas 30 calorias, ou seja, é possível consumir a fruta sem muita culpa, pois ela é pouco calórica. Além disso, contém muita água e fibras, o que ajuda no funcionamento intestinal.

É boa para os ossos

Rica em potássio, a melancia ajuda na retenção de cálcio, além de possuir antioxidantes essenciais para o combate à osteoporose. O resultado são ossos fortes e saudáveis.

Protege a visão

Por conter muitos antioxidantes, a melancia ajuda também a proteger a visão dos danos causados pelo envelhecimento, como degeneração macular e glaucoma.

Mantém os cabelos e pele saudáveis

Os nutrientes presentes na fruta ajudam a manter cabelos e pele saudáveis e hidratados.

É boa para o intestino

Rica em fibras, água e muitos nutrientes, a melancia auxilia a limpar o trato intestinal, atuando em seu correto funcionamento e prevenindo problemas, como acidez estomacal.

Ajuda os músculos

Novamente o potássio é o responsável por melhorar o funcionamento dos nervos e músculos, equilibrando a correta contração muscular e evitando problemas, como a fadiga, após algum exercício físico.

É afrodisíaca

Pouca gente fala, mas a melancia é boa até nisso. Segundo estudo da Universidade A&M do Texas, nos EUA, a fruta melhora a libido e ajuda na circulação sanguínea.

Tem poder anti-inflamatório

A melancia tem também ação anti-inflamatória, prevenindo uma série de doenças.

Ajuda no tratamento da anemia

A fruta contém boas doses de ferro, responsável por auxiliar no transporte de oxigênio para as células do corpo todo. Quando em falta, provoca quadros anêmicos, por isso a melancia é útil também tratamento da anemia.

É diurética

A melancia tem uma atuação diurética também, ajudando os rins a funcionarem corretamente, evitando a retenção de líquidos.

Talvez te interesse ler também:

DA MELANCIA NADA SE JOGA, TUDO SE CONSOME

MELANCIA: 10 USOS DIFERENTES E SAUDÁVEIS

SUCO DE MELANCIA: DETOX E REFRESCANTE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...