31 de maio: Dia Mundial da Luta contra o Tabaco


Se tem uma coisa que deu certo no Brasil foi a lei que proíbe o fumo em lugares fechados. Uma geração de brasileiros foi formada com essa proibição, que contribuiu não apenas para que jovens não fumassem como muitos fumantes largassem o vício.

Na época ela foi muito polêmica, pois os lugares fechados funcionavam com alas para fumantes e não fumantes. Muitos jovens não sabem que era permitido fumar em aviões, cinemas, restaurantes, bares, universidades e, até mesmo, escolas. Fumar era algo banal e aceito socialmente como normal.

Aprovada em 2011 e regulamentada em 2014, a Lei 12.546 – conhecida como Lei Antifumo – proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos similares em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes – mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo. O estabelecimento que desrespeitar a lei, fica sujeito a multas e pode até perder a licença de funcionamento, informa a Agência Brasil.

Se compararmos o Brasil com países europeus como Itália, Espanha e França, impressiona a quantidade de fumantes que ainda existem nesses países, sobretudo, jovens. Andando pelas ruas de Paris, por exemplo, é fácil ver adolescentes de 14, 15 anos fumando em locais como o Jardim de Luxemburgo – algo que, atualmente, no Brasil, seria espantoso.

Mesmo com tanta informação sobre os danos provocados pelo cigarro à saúde, as pessoas ainda fumam. Por isso, é tão importante que haja um dia internacionalmente dedicado à luta contra o tabagismo.

Dia sem Cigarro

No dia 31 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Luta contra o Tabaco, também conhecido como “Dia Mundial Sem Tabaco” ou “Dia Contra o Cigarro”.

A data foi instituída, em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar os fumantes sobre os males do tabagismo e os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. A iniciativa visa a estimular as pessoas a experimentarem um dia sem cigarro, que faz mal não apenas para quem fuma, mas para todos os seres vivos.

No Brasil, as atividades de conscientização sobre os efeitos nocivos do tabagismo são feitas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão ligado ao Ministério da Saúde.

De acordo com dados da OMS, anualmente, cerca de 5,4 milhões de pessoas morrem em decorrência de doenças relacionadas com o tabagismo. O impressionante é que há, em todo o mundo, pelo menos 1 bilhão de fumantes. Entre elas, estão o câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), problemas respiratórios, redução da expectativa de vida, impotência sexual, além de efeitos desagradáveis como queda de cabelo, dentes e unhas amarelados, mau hálito.

Além dos já conhecidos problemas que o cigarro causa, fumar, literalmente, faz você você queimar o seu dinheiro. Faça as contas e analise quantos projetos você poderia realizar se convertesse a grana do cigarro em algo que você realmente deseja?

Quem fuma está exposto a 4.700 substâncias tóxicas, sendo que 60 delas são cancerígenas. Se você faz parte do grupo que está em contato com esses químicos maléficos, aproveite a data para pensar se você quer realmente passar a sua vida correndo os riscos a que o cigarro o submete.

Um dia sem fumar

Aproveite o 31 de maio para se propor um desafio: ficar um dia sem fumar para compreender como o seu corpo reage e o que você sente. Vamos dar uma forcinha para estimular você a encarar esse desafio!

Confira os nossos 20 MOTIVOS PARA VOCÊ PARAR DE FUMAR.

Você vai se surpreender com todos eles! Certamente, pelo menos um, vai ser bastante convincente para fazer você começar a pensar na ideia e partir para a ação.

Chega de cigarro!

Talvez te interesse ler também:

IMAGENS CHOCANTES NOS MAÇOS DE CIGARROS REALMENTE FUNCIONAM? VEJA O QUE DIZ UM ESTUDO

ALERTA PESQUISA CIENTÍFICA: FUMAR, MESMO QUE SÓ 1 CIGARRO POR DIA NA GRAVIDEZ, PODE PREJUDICAR O BEBÊ!

CIGARROS PREJUDICAM SERIAMENTE O MEIO AMBIENTE. PALAVRA DA OMS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...