Estar em forma significa estar com saúde?


Responda rápido: o que é um corpo saudável? São músculos proeminentes? Uma barriga negativa? Bem, tecnicamente, o que define um corpo saudável é a sua capacidade de realizar plenamente suas funções mecânicas, e tem seu aspecto fisiológico totalmente equilibrado. Ou seja, um organismo em que tanto sua forma, quanto seu conteúdo estejam em plena harmonia.

Com isso, podemos quebrar o paradigma da forma física aparente: uma pessoa gorda não necessariamente tem um organismo em desequilíbrio, assim como alguém magro não é automaticamente saudável. Mesmo porque, muitas das pessoas tidas como saudáveis – que têm o peso dentro da média estipulada – sofrem com cardiopatias, taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos, ou glicose.

Além disso, a obesidade está ligada a fatores genéticos, que ajudam no ganho de peso, mesmo com restrição alimentar. Ou seja, tende-se a controlar melhor a alimentação, nesses casos, e, embora não com resultados tão aparentes, as taxas e a função cardiovascular estão muito bem, obrigado.

Isso quer dizer que, seja magro ou gordo, o indivíduo precisa ter uma alimentação balanceada, com equilíbrio entre os nutrientes – enfatizando vegetais, proteína de origem vegetal ou animal, desde que magra – e fazer atividades físicas.

Em relação aos exercícios é bacana verificar os que dão mais prazer em ser feitos e lembrar-se sempre que, a cada novo hábito que adquirimos em nossas vidas, deve ser feito de maneira gradual e contínua.

Mesmo porque, se “internar” na academia, ou fazer corridas de forma descontrolada não irá trazer grandes benefícios, mas sim, trazer desgaste para o corpo – seja muscular, ósseo, ou articular – causando lesões e, não protegendo sua saúde.

Como visto, a grande palavra-chave de quem quer uma vida saudável é: EQUILÍBRIO. Caso consiga associá-lo ao prazer, melhor ainda!

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...