Rutina, substância presente em plantas e frutas, contra picada de jararaca


Pesquisadores do Instituto Butantan encontraram uma substância em plantas e frutas que protege contra o veneno da cobra jararaca.

A jararaca, Bothrops alternatus, é uma espécie de serpente peçonhenta da família Viperidae e normalmente são encontradas nas Américas Central e do Sul. Apresentam variação de tamanho, onde as menores não ultrapassam setenta centímetros e as maiores chegam a atingir até dois metros de comprimento.

As jararacas são responsáveis por 70% dos acidentes com animais peçonhentos no Brasil, principalmente no estado de São Paulo. Por este motivo, pesquisadores do Instituto Butantan realizaram uma pesquisa com 72 camundongos, na qual identificaram que existem uma substância que é capaz de proteger esses animais contra o sangramento e a inflamação causados pelo veneno da serpente

Essa substância é a rutina, uma molécula comum em plantas e alimentos, cujas principais fontes são os vegetais folhosos, as frutas cítricas e o trigo sarraceno. Ela é um flavonoide que serve de pigmento a diversos vegetais e frutas, tais como cerejas, framboesas e maçãs, dando a eles cores vibrantes, com alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

De acordo com os pesquisadores, a ação dessa substância ajudará no tratamento contra picadas de serpentes que causam problemas de coagulação.

A picada de jararaca causa um processo que os especialistas chamam de “aumento do fator tissular (tecido)”, o qual é controlado por uma enzima chamada PDI. Eles descobriram que a rutina encontrada nas plantas e frutas tem o poder de inibir essa enzima, reduzindo assim os problemas de coagulação.

No teste realizado com os camundongos, os pesquisadores verificaram que o grupo no qual foram injetados o veneno e a rutina, houve uma redução no distúrbio da coagulação, protegendo ainda o organismo deles das ações do envenenamento.

No entanto, os pesquisadores ainda estão tentando descobrir qual o alvo da rutina e como ela age para conseguir essa ação. Por isso, novos estudos serão necessários para entender melhor a ação da rutina no organismo.

Tratamento contra picada de jararaca

Enquanto essa descoberta não se concretiza, a alternativa para picadas de jararaca é o tratamento com o uso de soro antiofídico e de suporte, que vem reduzindo a taxa da mortalidade de 7% para 3%.

O veneno da jararaca pode causar necrose e inchaço que podem comprometer o membro atingido, além de tontura, náuseas, vômitos entre outros sintomas que, se não forem tratados a tempo, podem levar à falência renal, hemorragia intracraniana e morte.

A importância das serpentes

Embora o veneno da jararaca seja extremamente letal para a maioria dos seres vivos, principalmente para nós humanos, estudos farmacológicos foram capazes de desenvolver um dos medicamentos mais utilizados para hipertensão, o Captopril.

Por isso, não devemos subestimar o poder das serpentes, muito menos maltratá-las pelo mal que o veneno delas pode causar. Assim como qualquer outro animal, as jararacas só atacam quando se sentem ameaçadas ou quando são agredidas.

Como evitar acidentes com serpentes

Uma pisada em falso ou cutucada onde não é chamado, pode levar a consequências graves! Por isso, não ande sem proteção em regiões com muito mato e evite colocar mãos e braços em pedras ou buracos escuros, sem se certificar de que não há nenhum animal peçonhento no local.

A nossa natureza é curiosa e a deles é defensiva! Podemos sim conhecer os diversos habitats que existem mundo afora, desde que saibamos respeitar as condições dos seus moradores.

Talvez te interesse ler também:

QUAIS SÃO AS COBRAS MAIS VENENOSAS DO MUNDO?

A SIMBOLOGIA DO OUROBOROS E OS SEUS DIVERSOS SIGNIFICADOS

A SIMBOLOGIA DA COBRA E SEUS VÁRIOS SIGNIFICADOS




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...