Água e limão: o que acontece com o corpo tomando todos os dias


Água com limão, uma bebida que nos últimos anos tornou-se um hábito matinal saudável para muitas pessoas. Mas o que acontece com o corpo tomando todos os dias durante um certo período de tempo?

Uma proposta saudável para quando você acorda é tomar uma bebida quente preparada com dois ingredientes simples: água e suco de limão fresco. Essa mistura promete ser uma cura para a nossa saúde, desde que a bebamos consistentemente por um certo período e nos distanciemos do verdadeiro café da manhã por algum tempo.

Mas quais são os verdadeiros benefícios que a água com limão oferecem?

O que acontece com o corpo tomando todos os dias água e limão?

As vantagens que podem ser encontradas se você tomar esta bebida diariamente são:

  • Pele mais jovem e brilhante: graças à presença de uma boa dose de vitamina C e outras substâncias úteis, pode-se notar um rejuvenescimento da pele e um maior brilho do rosto.
  • Maior facilidade na perda de peso: existem aqueles que tomam água e limão como uma ajuda durante uma dieta de perda de peso, uma vez que a mistura promove perda de peso mais rápida (naturalmente se tomada como parte de uma dieta equilibrada, apoiada na quantidade certa de atividade física e acompanhamento médico-nutricional).
  • Melhor digestão e regularidade intestinal: a água e o limão ajudam o sistema digestivo e facilitam o processo de eliminação de resíduos do corpo. Previne o problema da constipação, mas também previne a diarreia, assegurando funções intestinais regulares.
  • Sistema imunológico mais forte: o limão ajuda a manter as defesas imunológicas do nosso corpo em dia, ​​e água potável e limão todos os dias, portanto, ajuda a nos proteger melhor de várias influências e infecções.
  • Equilibra o pH do corpo: para quem acredita na teoria que um corpo saudável requer um determinado pH, a água e o limão é uma excelente solução para manter esse valor em equilíbrio.
  • Desintoxicante e energizante: a água e o limão ajudam a desintoxicar o corpo em benefício da pele, mas em geral de todas as funções do corpo e, portanto, a longo prazo, podemos nos encontrar com um grau de energia mais elevado.
  • Remineralizar: o limão é uma boa fonte de potássio, cálcio, fósforo e magnésio e, portanto, tem um efeito remineralizante em nosso corpo, pois pode ajudar a repor os sais do corpo mesmo depois de uma intensa sessão de treinamento.
  • Diurético: o suco de limão diluído em água age como um diurético, aumentando a produção de urina e favorecendo a eliminação do excesso de água do corpo (portanto, também pode melhorar a retenção de água).
  • Reduz inflamação e dor: esta bebida é capaz de dissolver o ácido úrico e assim aliviar a inflamação das articulações e dor devido aos depósitos desta substância no corpo.
  • Melhora a respiração: aqueles que sofrem de halitose podem achar benéfico tomar água e limão. De fato, o limão refresca a respiração.

Por quanto tempo tomar água e limão?

É recomendado para beber uma xícara de água com limão todos os dias ao acordar. A bebida pode ser tomada diariamente, mesmo por longos períodos de tempo, a menos que ocorram efeitos colaterais (veja abaixo) ou caso você sinta qualquer tipo de desconforto.

Para ver os primeiros benefícios, no entanto, é necessário esperar pelo menos duas semanas ou, em alguns casos, um mês.

O experimento por duas semanas

Dina Gachman, blogueira e escritora americana, experimentou beber diariamente e testar os benefícios da água potável e do limão, decidindo por tomar duas xícaras da bebida durante duas semanas.

Especificamente, o que ela percebeu foi:

  • Melhora ligeira na aparência da pele
  • Alguns pontos foram iluminados e a pele era menos opaca
  • Ela se sentiu menos inchada
  • Ela não ficou doente durante o experimento (deve-se dizer, no entanto, que a probabilidade em duas semanas não foi alta)
  • Ela se sentiu mais inclinada a se exercitar e comer alimentos saudáveis

Você pode ler tudo sobre sua experiência em detalhes AQUI.

Contraindicações e efeitos colaterais

Apesar dos muitos benefícios dessa bebida, a água e o limão também têm algumas contra-indicações e efeitos colaterais para se ter em mente:

  • Esmalte dentário: é muito importante notar que quando o suco de limão entra em contato direto com os dentes, pode estragar o esmalte, pois é rico em substâncias ácidas. Portanto, é aconselhável lavar a boca completamente imediatamente após ter consumido a bebida.
  • Afta ou lesões na boca: mesmo no caso de aftas ou lesões profundas dentro da boca ou nas gengivas, o ácido cítrico presente nos limões pode causar problemas e causar mais danos do que qualquer outra coisa. Portanto, antes de tomar a bebida, espere que esses distúrbios sejam completamente resolvidos.
  • Azia ou úlceras: contraindicação muito mais grave para a ingestão de água e limão é no caso de azia e úlceras. O limão, na verdade, agravaria a situação ativando a pepsina, uma enzima do estômago que decompõe as proteínas e vai piorar a acidez e o desconforto.
  • Náusea, vômito ou enxaqueca: em alguns casos, a água e o limão podem dar a impressão de náusea e vômito ou enxaqueca como efeito colateral.
  • Deficiência de potássio: o uso excessivo de suco de limão também tem sido associado a uma possível falta de potássio, entre outras coisas, para aumentar a diurese.

É importante que todos saibam lidar com o seu organismo. Deve ser enfatizado que, como outros remédios naturais, nem sempre é adequado para todos. Aprendamos a entender as mensagens que nosso corpo nos envia para avaliar se a água com limão é uma solução natural que realmente nos convém!

Você já experimentou os benefícios da água e do limão ou está entre aqueles que notaram os efeitos colaterais? Conta pra gente!

Talvez te interesse ler também:

BICARBONATO DE SÓDIO: BEBER UM POUCO POR DIA PODE FAZER MILAGRES. O NOVO ESTUDO

ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

DIETA DO LIMÃO – COMO FUNCIONA, CARDÁPIO SEMANAL E CONTRAINDICAÇÕES




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Glória Baptista
    Publicado em 13/02/2021 às 6:31 pm [+]

    Coloco o suco de um limão grande em 5 litros de água e bebo 7 a 8 copos por dia.
    O médico me receitou para melhorar o meu pH.
    Será errado este procedimento?


  2. Daia Florios
    Publicado em 18/02/2021 às 9:30 am [+]

    Tá ótimo!


  3. José Campos
    Publicado em 23/03/2022 às 6:27 pm [+]

    O ideal é 1 limão para 1 litro de água ou meio limão para meio litro de água.
    Note que a limonada assim que é feita, inicia de imediato a perda das suas propriedades benéficas,
    ao fim de três horas já pouco resta, o ideal e fazer e tomar de seguida.
    Ao fim de 4 ou 5 horas apenas bebe água e sumo de limão oxidado, que poderá até ser nefasto para o organismo. Informe-se bem.
    Eu tomo limonada quase todos os dias, há cerca de 30 anos, tenho 66 anos e ainda jogo futsal quase todos fins de semana.
    Saúde e qualidade de vida, cultivam-se!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...