Porque não se deve beber água enquanto se come doce


Beber água enquanto se come doces pode elevar demais os níveis de açúcar no sangue, mesmo que se comesse maior quantidade de doces, sem porém beber um golinho d’água.

É o que dizem alguns cientistas do Suriname: a água ajudaria o corpo a absorver a glicose dos alimentos. O novo estudo mostra que o consumo de água com doces aumenta significativamente os níveis de glicemia pós-prandial.

Mas por que os doces dão sede?

Seria propriamente a glicose a responsável pela sensação de sede. O quantidade presente nos doces pode retardar o tempo que o estômago leva para se esvaziar: não chegam líquidos aos intestinos, onde possam ser absorvidos, e então se sente sede. Mas se se bebe, a sede não vai embora: você vai sentir sede até que você termine o tempo de absorção, ou seja, até que o corpo não use toda a glicose ingerida.

Para esta nova pesquisa, os cientistas testaram os níveis de açúcar no sangue em um grupo de 35 pessoas que comiam um pão com geléia e beberam água antes, durante ou depois de comer; e o grupo dos que não beberam nada.

As pessoas que bebiam juntamente com o doce tiveram o pico mais alto nos níveis de glicose no sangue: seus níveis eram quase duas vezes mais altos que em outros grupos.

Altos níveis de açúcar no sangue são, como bem sabemos, motivo de preocupação porque o corpo pode se tornar insensível e perder a sua capacidade de regular adequadamente os níveis de açúcar no sangue. E tudo isso pode levar ao diabetes.

É por isso que os cientistas sugerem beber antes ou depois de comer e geralmente evitar de beber ao mesmo tempo que se come, a fim de reduzir o impacto do consumo de açúcar.

Um conselho importante, especialmente para aqueles que sofrem de diabetes.

Talvez te interesse ler também:

POLUIÇÃO DO AR E DIABETES. TUDO A VER. O AR POLUÍDO CONTRIBUI PARA O AUMENTO DA DOENÇA

DIABETES: INDIVIDUALIZADOS PELO MENOS OUTROS 5 SUBTIPOS DIVERSOS

BEBIDAS AÇUCARADAS: APENAS 2 POR SEMANA JÁ AUMENTAM OS RISCOS DE DIABETES, AVC E DOENÇAS CARDÍACAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...