Como criar novas sinapses cerebrais e viver uma nova realidade


Nosso cérebro tem um funcionamento que nem a mais ultra tecnologia consegue reproduzir e imitar. E olha que a ciência já tentou e continua se empenhando para, pelo menos, conseguir se aproximar do intrincado funcionamento cerebral. Uma das funções do cérebro são as sinapses, que se tratam de conexões entre os neurônios, nossas células cerebrais, responsáveis por promoverem a comunicação neuronal.

A palavra “sinapse” tem origem do grego “sinapsis” que traduz o sentido de “conjunção” ou conjunto.

Para saber mais sobre as sinapses e como elas influem em nosso desenvolvimento e em nossa existência, seguem os pontos que serão explicados neste artigo:

{index}

O que são sinapses?

As sinapses são conexões entre os neurônios. As células cerebrais estabelecem comunicação umas com as outras transmitindo mensagens químicas através dos neurotransmissores, ou sinais elétricos, e isto ocorre através das sinapses.

A ocorrência de muitas sinapses no cérebro gera mais flexibilidade neural e um cérebro com funcionamento superior do que outro com pouca ação sináptica.

Cérebros com baixas contagens de sinapses podem sofrer consequência como:

  • distúrbios neurodegenerativos
  • problemas cognitivos
  • ambiente sem estímulos para o aprendizado
  • inteligência comprometida por condicionamentos limitantes

Quanto maior for quantidade de sinapses, mais o cérebro terá facilidade para se adaptar para às demandas de estímulos ambientais e lidar com desafios.

Como ocorrem as sinapses?

O sistema nervoso coordena as funções do corpo contribuindo para seus movimentos e interação com o meio ambiente. Os neurônios coletam informações sobre o estado do organismo e do ambiente processando informações para o cérebro coordenar as ações e movimentos necessários para o corpo.

Como as sinapses funcionam?

A sinapse funciona como meio de conexão e transmissão enviando informações que acontecem entre os neurônios e a ativação das vias neurais.

Os movimentos, sensações, pensamentos, sonhos e memórias são resultantes das sinapses.

O processamento das informações é gerado pelos impulsos nervosos, que passam de uma célula à outra, produzindo uma cadeia de informação em uma rede de neurônios.

Dois fenômenos acontecem no processamento do impulso nervoso:

  • Elétrico: emitem o sinal dentro de um neurônio
  • Químicos: enviam o sinal de um neurônio à outro ou para uma célula muscular

Os neurotransmissores permitem que o impulso nervoso de uma célula intercepte e interfira nos impulsos nervosos do outra, ocorrendo uma comunicação entre as células do cérebro.

Sinaptogênese

O cérebro forma novas sinapses de forma automática através de um processo chamado sinaptogênese.

A sinaptogênese é o processo no qual se formam sinapses entre os neurônios do sistema nervoso central.

Durante a adolescência a sinaptogênese se potencializa e vai diminuindo gradativamente quando o indivíduo chega aos 20 anos. Nas fases finais do desenvolvimento do cérebro, acontece a “poda neuronal”, que é a eliminação das sinapses que não estão sendo usadas e fortalecendo as conexões sinápticas mais utilizadas.

As sinapses no desenvolvimento humano

Quando nascemos, os neurônios são desconectados e desorganizados. Até os dois primeiros anos de vida, os neurônios podem produzir cerca de 2 milhões de novas conexões por segundo. Estas conexões são as sinapses. Uma criança de dois anos, tem por volta de 100 trilhões de conexões que irão dobrar até a vida adulta.

Todo novo estímulo gera novas conexões. Para o bebê tudo é novidade, por isso novas conexões vão se formando o tempo todo! Ao longo do tempo, algumas sinapses são perdidas e outras refeitas. Toda sinapse que é formada se envolve em um circuito, isto é, um conjunto de caminhos que levam à diversas sinapses.

O enfraquecimento do circuito pode desfazer as sinapses que participam dele, produzindo a reordenação de novos caminhos. Isso é um dos motivos que nos levam esquecer de algumas coisas e lembrar de outras. O conjunto destes circuitos dão origem às nossas memórias. Quanto mais estimulamos nossa memória mais forte se torna a conexão das sinapses.

A relação dos novos aprendizados com a plasticidade do cérebro, os neurônios e as sinapses

Neste vídeo de animação é explicado como os novos aprendizados são fatores importantes para plasticidade do cérebro, fortalecimento dos neurônios e formação de novas sinapses, confiram!

Os benefícios de criar novas sinapses

Podemos contribuir para melhorar as sinapses e a sinaptogênese para os benefícios de:

  • desenvolvimento neurocognitivo
  • aperfeiçoamento cognitivo
  • prevenção da neurodegeneração
  • agilidade no raciocínio
  • melhora do humor
  • neuroplasticidade, que é a facilidade de formar conexões neurais para lidar com novos aprendizados
  • mais capacidade de lidar com estresse
  • fortalecimento da memória, entre outros

Como criar novas sinapses cerebrais

Mesmo um adulto com um cérebro maduro com suas sinapses já”podadas”, é possível formar novas sinapses.

Abaixo estão algumas ações que contribuem para a formação de novas sinapses:

AMBIENTE MOTIVADOR E ESTIMULANTE

Viver em um ambiente com vários estímulos construtivos e criativos ajuda no desenvolvimento da inteligência e a criação de novas conexões neuronais. Quanto mais estimulo o cérebro recebe, maior o desenvolvimento da inteligência.

APRENDIZAGEM MOTORA

Aprender coisas novas é saudável para o cérebro, entretanto a aprendizagem motora é bem eficaz para aumentar a criação de novas sinapses. Aprender uma nova habilidade motora provoca sinaptogênese.

Exemplos de aprendizagens motoras:

  • dança
  • malabarismo
  • tênis de mesa
  • dobraduras
  • acrobacia
  • andar de bicicleta
  • tocar instrumentos musicais, entre outros

A aprendizagem motora estimula o cérebro a coordenar movimentos do corpo com a atividade específica, surgindo novas sinapses.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Outra forma de criar novas sinapses é fazer coisas diferentes, sair da rotina e alterar hábitos, mudando o comportamento habitual. As alterações comportamentais afetam a ativação neural e as vias neurais.

O que prejudica a sinaptogênese?

Existem uma série de situações que prejudicam a criação de novas sinapses pelo cérebro, tais como:

ANESTESIA

Recomenda-se não abusar do uso da anestesia. Pesquisas apontam que anestesia geral interrompe o equilíbrio de neurotransmissores provocando a inibição da sinaptogênese.

BPA (BISFENOL A)

O xenoestrogênio sintético que produz o bisfenol A-BPA está presente em muitos plásticos e a exposição à essa substância foi associada à diminuição nas sinapses preexistentes no cérebro, por esse motivo é recomendável evitar utilizar plásticos contendo bisfenol A para embalar e guardar alimentos. Dê preferência aos recipientes de vidro.

ESTRESSE EM DEMASIA

O excesso de estresse prejudica a formação de sinapses. Alto estresse interfere no funcionamento do cérebro.

AMBIENTE DESMOTIVADORES

Indivíduos que crescem em um ambiente pobre de estímulos, tendem a ter menos sinapses do que aqueles que se desenvolveram em ambientes estimulantes.

ALIMENTAÇÃO DEFICIENTE DE NUTRIENTES PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

Uma alimentação rica em substâncias que contribuem para o bom desenvolvimento do cérebro e suas funções, influenciam na capacidade cerebral e consequentemente na formação de novas sinapses.

Alimentos ricos em ômega 3, colina, manganês, fósforo, selênio, zinco, aminoácidos,vitaminas D, E e do complexo B são essenciais para a saúde do cérebro.

Se a alimentação for deficiente e pobre dos nutrientes necessários para a saúde do cérebro, este pode enfraquecer e dessa forma não poderá elaborar novas sinapses e tenderá a degenerar-se, ficando vulnerável à doenças neurocerebrais ou disfunções em sua fisiologia.

Qual o papel dos neurônios e neurotransmissores nas sinapses?

Neste vídeo, Gustavo Licursi explica como os neurônios e neurotransmissores influenciam nas sinapses.

https://youtu.be/8OHTNKtgCOM

Nosso cérebro, assim como o corpo, precisa de movimento

Se não exercitamos nosso cérebro com novos aprendizados, desafios e experiências, nossa capacidade cerebral vai se tornando limitada, pois, não a expandimos com a criação de novas sinapses. É semelhante ao corpo quando não fazemos atividades físicas para que tenha mais flexibilidade, força muscular e agilidade de movimentos.

No desenvolvimento humano pode-se criar novas sinapses que estejam mais afinadas com nossos objetivos e eliminar aquelas que estão ultrapassadas e limitando o nosso potencial.

Nosso cérebro precisa de novos estímulos para manter-se saudável e em bom funcionamento.

Em nossa existência, temos várias possibilidades de promover a atividade de nosso cérebro, mas precisamos nos estimular a isso, buscando o novo e não nos estagnando em nossa zona de conforto.

Talvez te interesse ler também:

COMO SAIR DA ZONA DE CONFORTO E MUDAR A SUA VIDA

O CÉREBRO TAMBÉM BATE, E NO RITMO DO CORAÇÃO! (VÍDEO)

A DANÇA É UM SANTO REMÉDIO: CURATIVO E REJUVENESCEDOR, RETARDA O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DO CÉREBRO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...