O que é Calcanhar de Maracujá: doença causada por larvas


Existem doenças que chegam a causar arrepios de tão assustadoras que são, seja pela gravidade, seja pelo aspecto da enfermidade ou mesmo pelos dois. Algumas doenças provocam uma enorme repulsa, exemplo disso é a miíase, popularmente conhecida como calcanhar de maracujá.

É repugnante imaginar a doença porque provocada por larvas de mosquito, geralmente da mosca-varejeira. Por isso, todo cuidado é pouco.

Conheça abaixo tudo sobre o assunto.

O QUE É CALCANHAR DE MARACUJÁ?

O calcanhar de maracujá, cientificamente chamado de miíase cavitária ou furunculóide , é uma doença causada pela ação de larvas de moscas que se instalam na pele, causando infecção no tecido, em casos graves até necrose.

Pode ocorrer tanto em crianças como adultos.

O nome popular da doença vem justamente desse aspecto que lembra a parte interna do maracujá, onde os filamentos brancos são larvas.

A infecção quando ocorre nos calcanhares é chamada de calcanhar de maracujá. Na verdade, a miíase pode ocorrer em qualquer parte do corpo, por isso, você pode encontrar por aí os termos “calcanhar de maracujá na boca“, “calcanhar de maracujá na cabeça” ou em outros locais do corpo.

A doença é sempre a miíase e, para que ocorra, basta que haja uma ferida que atraia as moscas para o local onde estas depositarão seus ovos, que virarão larvas, que suas vezes provocarão uma infecção.

Também pode ocorrer em cavidades naturais do corpo (como nariz e orelhas) ou as larvas serem ingeridas por meio de alimentos ou bebidas contaminados.

A miíase pode ser

  • primária (quando as moscas depositam seus ovos direta ou indiretamente na pele e as larvas a infectam)
  • secundária (quando as moscas depositam seus ovos na pele ferida, machucada)

O QUE CAUSA O CALCANHAR DE MARACUJÁ

O cheiro desagradável para nós de uma ferida ou de um machucado, é chamariz para as moscas, que percebem o local da ferida como ideal para depositarem seus ovos. Dai seus ovos viram larvas que se proliferam e tomam conta do local. Se o local for o calcanhar, falamos em calcanhar de maracujá, mas outro nome popular para essa doença é bicheira!

O nome bicheira é horrível porque, de fato, trata-se de uma doença onde os bichos te comem vivo!

Socorro!

Por isso, atenção ao hábito de andar descalço em lugares sujos. Os pés são locais muito sujeitos à essa enfermidade, pois facilmente se machucam podendo virar ninho de larvas, principalmente se faltar higiene e saneamento básico, fatores de risco da doença.

A proliferação das larvas da mosca causam uma infecção que pode ser muito grave, digna de filme de terror.

COMO SABER SE TENHO CALCANHAR DE MARACUJÁ. OS SINTOMAS INICIAIS

No início, o calcanhar de maracujá causa mudança no aspecto da pele do pé, provocando

  • coceira,
  • um leve inchaço,
  • vermelhidão,
  • dores que lembram fisgadas e que dão a impressão de que algo se move lá dentro da lesão (e de fato as larvas se movem).

Também é possível ver em alguns casos, um pequeno orifício na região. Isso acontece porque a larva da mosca precisa de oxigênio e faz esse furo justamente para conseguir respirar.

As lesões apresentadas podem ser bem semelhantes aos furúnculos, podendo ter saída constante de secreção pelo orifício.

O QUE FAZER SE TIVER CONTRAÍDO A DOENÇA

Por ser uma doença que provoca bastante incômodo, o calcanhar de maracujá raramente passa desapercebido.

Caso note algum desses sintomas, é essencial procurar ajuda médica, preferencialmente um dermatologista para fazer o diagnóstico e o tratamento corretos, evitando maiores danos.

É impressionate ver casos graves da doença, pois é um descaso total deixar que as larvas comam uma pessoa em vida!

CALCANHAR DE MARACUJÁ TEM CURA? QUAL TRATAMENTO?

Sim! O tratamento consiste em remover as larvas manualmente com a ajuda de uma pinça.

Para fazer a retirada das larvas, o médico pode fechar o orifício da lesão para forçar que as larvas venham à superfície da pele para respirar, e aí se procede à retirada delas.

O uso de anestesia local pode ser útil nos casos onde houver muitas larvas.

Após a retirada, é importante fazer uma devida assepsia, a limpeza do local para evitar reinfecções.

Não se recomenda a retirada das larvas de forma caseira, pois parece fácil, mas não é e há perigo de infectar ainda mais.

Muitos médicos também receitam anti-inflamatórios e antibióticos se a coisa já estiver feia, e geralmente está.

Leia também:

CALCANHAR DE MARACUJÁ CIRURGIA

Se os “bichos” não forem retirados em tempo, eles podem inclusive atingir cartilagens e músculos, depois de já terem causado uma boa infecção na pele.

Em alguns casos, é necessário um processo chamado desbridamento cirúrgico, que é a eliminação do tecido necrosado, feito quando existem muitas larvas ou quando já existe muito tecido comprometido.

COMO SE PEGA CALCANHAR DE MARACUJÁ:  FORMAS DE CONTÁGIO

O calcanhar de maracujá, como vimos, é uma doença decorrente do contato com ovos de moscas, geralmente das moscas-varejeiras.

Não é uma enfermidade contagiosa (não passa de uma pessoa para outra), mas demanda bastante cuidado e um criterioso tratamento que deve ser seguido à risca.

COMO EVITAR CALCANHAR DE MARACUJÁ

Para evitar o contágio, é importante tomar algumas medidas como:

  • Não andar descalço;
  • Evitar colocar as roupas para secar em contato com o solo, pois as moscas podem ter depositado ovos na areia ou na terra, por exemplo, e dali para o tecido da pele é um furo;
  • Utilizar mosquiteiros e outras medidas protetivas, como repelentes e óleos essenciais, para espantar as moscas do local;
  • Ter sempre cuidados higiênicos como lavar as mãos, limpar bem as feridas e protegê-las;
  • Lembre-se que não é só em um calcanhar rachado ou machucado que os ovos podem se desenvolver. Qualquer lesão na pele pode ser um bom ninho, por isso, previna através da higiene e do cuidado com a pele exposta.

CALCANHAR DE MARACUJÁ LIMPEZA

O que se recomenda após a retirada das larvas é ir ao posto de saúde para fazer uma boa limpeza diária do local, a fim de evitar  reinfecções. Cada caso é um caso. Se se tratar de infecção leve, o médico pode ensinar a fazer a limpeza em casa. Siga a recomendação médica.

IMAGENS DE CALCANHAR DE MARACUJÁ

O vídeo abaixo mostra imagens chocantes da retirada das larvas em um calcanhar de maracujá. Desaconselhado para pessoas sensíveis.

Como vimos, o calcanhar de maracujá pode não ocorrer só no calcanhar. Qualquer lugar atrativo para moscas pode ser uma boa ocasião para que suas larvas se proliferem a ponto de comerem uma pessoa viva.

Cuidados especiais às pessoas com feridas de diabetes e em lugares com grande ocorrência de moscas.

Limpeza é fundamental. Seja no ambiente que no próprio corpo. Cuide de suas feridas!

Talvez te interesse ler também:

10 armadilhas para afastar as moscas de casa

Como acabar com pulga e carrapato dentro de casa naturalmente

Folha de abacate emagrece: é diurética e inibe a absorção do colesterol

Remédios caseiros para eliminar gases estomacais e intestinais

Ervas medicinais para doenças do fígado: cure-se com remédios naturais




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...