Biotina: a Vitamina Fundamental para a Beleza! Fontes Naturais e Suplementos

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Em certos momentos da vida bate aquela sensação de que necessitamos de algum tipo de suplementação vitamínica, seja porque nos sentimos desanimados, seja porque o nosso corpo começa a apresentar certos sinais, como queda de cabelo, unhas quebradiças, problemas na pele, etc.

O nosso corpo acaba perdendo alguns nutrientes fundamentais para o seu bom funcionamento com o passar dos anos. Uma dessas vitaminas importantes para a nossa saúde é a biotina, também conhecida como vitamina B7, vitamina H ou coenzima R, que contribui para a pele, as unhas e o cabelo.

Se você está tendo muita queda de cabelo ou unhas quebradiças, fique atento porque o seu organismo pode estar com insuficiência de biotina, uma vitamina fundamental para a nossa beleza.

O QUE É BIOTINA?

A biotina é uma coenzima do complexo B, conhecida como vitamina B7, com alta capacidade de sintetizar nutrientes. Ela trabalha na metabolização de gorduras, carboidratos e proteínas, auxiliando na geração de energia e na produção de ácidos que mantêm a pele, as unhas e o cabelo saudáveis.

Por ser facilmente dissolvida em água, precisa ser reposta diariamente, já que é eliminada na urina e não é, portanto, armazenada pelo corpo.

BENEFÍCIOS

Além de ajudar nossas células a funcionarem melhor, esta vitamina faz bem para: 

  • Pele: mantém a pele hidratada pela ativação do metabolismo de macronutrientes.
  • Cabelos: atua na produção de queratina, uma proteína capilar, ajudando no crescimento e fortalecimento dos cabelos.
  • Unhas: ainda por conta da sua ajuda na produção da queratina, também presente nas unhas, esta vitamina auxilia o crescimento e o fortalecimento das unhas.

Como deu pra perceber, a biotina faz as unhas e o cabelo crescerem, além de prevenir a queda capilar e o enfraquecimento das unhas.

FONTES NATURAIS DE BIOTINA: ONDE ELA PODE SER ENCONTRADA?

A biotina está presente em muitos alimentos, como:

  • leite e derivados,
  • carne vermelha,
  • aves,
  • peixes,
  • gema de ovo,
  • aveia
  • nozes e avelãs,
  • soja,
  • amendoim,
  • castanha de caju
  • espinafre,
  • couve-flor,
  • arroz integral,
  • banana,
  • batata
  • morango,
  • cogumelos
  • melancia, entre outros.

Como se pode notar, esta vitamina pode ser facilmente encontrada em diversos alimentos, fontes naturais de biotina. Uma alimentação equilibrada, saudável e variada, pode suprir tranquilamente a necessidade diária de vitamina B7 no organismo. Há casos porém, em que a pessoa tem dificuldade em absorver tal nutriente. Em tais casos, é preciso consultar um médico ou um especialista em saúde para verificar se, de fato, se trata de carência de B7, para poder receitar a suplementação. 

CARÊNCIA DE BIOTINA

As bebidas alcoólicas, se consumidas frequentemente, contribuem na redução da absorção da vitamina B7 (biotina). A sua carência pode provocar alterações na visão e audição e, ainda, problemas dermatológicos.

Alguns sintomas de sua carência podem ser: 

  • irritação e até depressão (pois esta vitamina atua também no sistema nervoso)
  • manchas na pele,
  • pele demasiado ressecada
  • conjuntivite,
  • dores musculares,
  • fadiga, cansaço
  • aumento do açúcar no sangue

 

BIOTINA AJUDA A ENGORDAR OU EMAGRECER?

Dado que esta vitamina ajuda na metabolização de nutrientes: gorduras, açúcares, proteínas, ela sim, pode ser considerada importante nas dietas de emagrecimento, pois ajuda na transformação dos alimentos em energia.

Além disso, a biotina trabalha também no controle da glicose no sangue, do colesterol e dos triglicerídeos, ajudando a reduzir problemas de acúmulo de gordura no sangue que podem causar vários problemas de saúde, da hipertensão ao infarto.

Absolutamente não engorda mas, atenção, seu excesso, como todo o excesso, pode ser prejudicial. Portanto nada de tomar suplemento de biotina para emagrecer. Somente um médico pode receitá-la para este, ou outros, fins.  

SUPLEMENTO - QUANTIDADE DE VITAMINA RECOMENDADA

Segundo recomenda Bianca Alfarela, nutricionista para o blog Sanavita, a ingestão diária de biotina, para adultos saudáveis, é de 30 mcg.

Mas é claro que é preciso consultar um médico ou nutricionista, pois, qualquer tipo de suplementação, somente pode ser feita com a indicação de um profissional adequado, que diagnosticará a necessidade da reposição da vitamina e a quantidade adequada para cada caso.

Lembre-se de que uma alimentação variada e saudável deve bastar para que não haja carência desta e de nenhuma outra vitamina ou nutriente. 

A automedicação, ainda que de suplementos ou de produtos naturais, sempre deve ser evitada, pois, além de um suplemento ser tomado sem necessidade, pode, ainda, ser perigoso para a saúde.

ONDE COMPRAR

Para aqueles que necessitarem de suplementação, após a recomendação especializada, a biotina pode ser encontrada em lojas de produtos naturais em pó ou em cápsulas.