Lavagem Nasal: Como Fazer e por que é Importante

É um problema chato, e pode ser bem recorrente. Ainda mais se o clima está seco ou se existe tendência a desenvolver doenças respiratórias. A congestão nasal – o popular nariz entupido – é um sintoma de algum agente infeccioso ou estranho que entrou no organismo.

Pode ser causado por uma alergia, mas também pode ser decorrente de gripes, resfriados, rinites, sinusites, entre outras doenças.

Nesses casos, o nariz entope justamente como resposta a essa irritação ou inflamação.

Quando isso acontece, uma das melhores formas de combater esse incômodo sintoma é fazer uma lavagem nasal.

Ela é importante por que drena as secreções acumuladas no nariz, e impede a entrada de agentes infecciosos, que podem desencadear uma complicação do quadro.

Conheça abaixo como fazer e quais receitas adotar quando isso acontecer.

Como fazer lavagem nasal

A lavagem nasal é costumeiramente feita com soro fisiológico. O ideal é fazer essa limpeza no nariz diariamente, de preferência, várias vezes ao longo do dia.

Não há restrição de idade, bebês podem – e devem – fazer, principalmente, quando o clima fica muito seco ou a criança já está desenvolvendo alguma doença respiratória.

É possível fazer a aplicação com um aspirador nasal, conta-gotas, ou mesmo com uma seringa.

O importante é ter especial atenção se a lavagem nasal está sendo feita de modo eficiente, pois, apesar de incômodo, principalmente para as crianças, esse procedimento hidrata toda a cavidade aérea e alivia o sintoma.

Lavagem nasal com água e sal

Utilize uma colher (chá) de sal e um copo de água morna para fazer essa solução nasal super simples.

Basta misturar os dois ingredientes até que o sal dissolva completamente e fazer gargarejos com a solução, duas ou três vezes ao dia.

Lavagem nasal para rinite

Algumas pessoas com doenças respiratórias, como rinite e sinusite costumam enfrentar o problema de congestão nasal com bastante frequência.

Por isso é importante que elas façam sempre lavagem nasal com soro fisiológico ou outras soluções caseiras, a fim de evitar que tais problemas se agravem, e auxiliar na limpeza do seio nasal.

Lavagem com soro fisiológico

O soro fisiológico é uma das fórmulas mais utilizadas para fazer lavagem nasal. Ele é vendido em farmácias, e pode conter apenas uma solução simples e pura ou com conservantes.

Para utilizá-lo, basta lavar algumas vezes ao dia o nariz, com o auxílio de um conta gotas, aspirador nasal ou seringa.

Lavagem nasal caseira

Uma outra forma de fazer uma solução que ajuda a descongestionar o nariz é misturar 2 colheres (chá) de sal marinho, 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e 250 ml de água fervida.

Espere amornar e aplique o líquido no nariz congestionado, algumas vezes ao dia, até sentir alívio do sintoma.

Lavagem nasal faz mal?

A lavagem nasal, em grande parte das vezes, é uma medida benéfica e simples para tratar o nariz entupido.

No entanto, é importante, principalmente no caso de crianças pequenas, ter especial cuidado no manuseio do item escolhido para aplicar a solução para não machucar a cavidade nasal.

Além disso, é importante escolher um sal de boa qualidade e não exagerar na quantidade de vezes que faz o procedimento.

Para evitar que o nariz fique congestionado, é essencial hidratar-se bem, evitar lugares fechados e aglomerações, sempre que possível, e também ambientes com ar-condicionado e aquecedores.

COMO ACABAR RAPIDAMENTE COM O NARIZ ESCORRENDO?

greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it