Por que o coração fica do lado esquerdo?


Desde crianças pequenas nos ensinaram uma coisa fundamental sobre a anatomia do nosso corpo: o coração fica do lado esquerdo! E isso é um fato, mas até agora ninguém conseguia entender por que esse importante órgão se encontra nesta posição. Agora, uma nova pesquisa nos revela o porquê do coração ficar à esquerda do peito.

A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisa do Instituto de Neurociências em Alicante, Espanha, que publicou suas descobertas na revista Nature. Os pesquisadores se concentraram na formação do ser humano desde o estágio embrionário: é na barriga da mãe, de fato, que o coração se desenvolve e se posiciona corretamente.

O corpo humano é simétrico apenas externamente. Temos dois braços, duas pernas, dois olhos, duas orelhas, e assim por diante. Dentro do corpo porém, nem sempre se respeita esta simetria: temos dois rins, dois pulmões, mas um fígado, um pâncreas e um coração. A posição desses órgãos, além disso, não é aleatória.

No início do desenvolvimento embrionário, os órgãos estão todos na parte central do corpo, no caso dos invertebrados eles permanecem parados enquanto que nos outros seres, um sistema complexo os move e os distribui em diferentes posições. O que é então que move nosso coração para a esquerda?

Em primeiro lugar, acreditava-se que a assimetria surgia de uma série de sinais no lado esquerdo que se reprimiam no lado direito, mas agora a pesquisa deu um passo adiante. Como diz Angela Nieto, coordenadora de pesquisa:

“Descobrimos que existe um mecanismo adicional: existem genes que se expressam mais no lado direito e que portanto empurram o coração para o lado oposto”

Basicamente, os pesquisadores explicaram que, durante a formação deste órgão no estágio embrionário, há grupos de células que estão incorporados à direita e outros à esquerda. Trabalha-se em ambos os lados, mas as células à direita são mais numerosas e exercem mais pressão. É por esta razão que o coração fica à esquerda.

coracao esquerdo

Foto: CSIC

Este mecanismo é de fundamental importância, mas infelizmente, em alguns casos ele tropeça. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 250 mil recém-nascidos morrem todos os anos nas primeiras semanas devido a anomalias congênitas. Entre os distúrbios mais comuns, existem as malformações cardíacas ligadas à posição imprópria do coração. De fato, no final do processo de formação, esse órgão deve estar com a parte inferior voltada para o lado esquerdo, uma posição fundamental para a conexão perfeita das artérias e veias.

A partir de hoje, conhecemos algo mais sobre os complexos, e ainda parcialmente desconhecidos, mecanismos do nosso corpo!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...