6 Chás para enfrentar a Menopausa

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cha para menopausa

Toda mulher vai passar por ela. Algumas, de modo mais intenso, outras, nem tanto. O que é comum a todas é que nunca é uma coisa fácil passar pela menopausa. Esse marco biológico acontece quando a mulher atinge a fase que marca o fim do período reprodutivo, o que ocasiona uma queda grande dos hormônios femininos.

Essa baixa hormonal, por sua vez, leva a uma série de sintomas, no mínimo, incômodos, como ondas de calor, secura vaginal, oscilações de humor, distúrbios de sono, perda de cabelo, ganho de peso, dor nas articulações, dor na região vaginal e trato urinário, entre outros. No entanto, é possível contar com uma ajuda natural para lidar e minimizar os sintomas da menopausa.

Existem alguns chás que são bem úteis, nesse sentido. Vale experimentar. Conheça agora quais são eles.

 
  1. Chá de trevo vermelho
  2. Chá de ginkgo biloba
  3. Chá de amora
  4. Chá de ginseng
  5. Chá de erva-de-são-cristóvão
 

1. CHÁ DE TREVO VERMELHO

trevo vermelho

Rico em fitoestrógenos e isoflavona, esse chá ajuda no equilíbrio hormonal, funcionando como uma espécie de estrogênio no corpo feminino. Além disso, ajuda na redução dos sintomas da menopausa.

Como fazer:

Coloque 15 gramas de trevo vermelho em uma xícara de água quente. Após dez minutos de descanso, coe. Tome uma vez ao dia.

2. CHÁ DE GINKGO BILOBA

ginkgo biloba

Da mesma forma que o trevo vermelho, o ginkgo biloba auxilia a equilibrar os níveis hormonais e reduz os desconfortos da menopausa, entre eles, as oscilações de humor e depressão.

Como fazer:

Faça uma infusão por dez minutos com 1 colher (chá) de folha de ginkgo biloba e uma xícara de água quente. Depois coe a mistura.

3. CHÁ DE AMORA

amora

O chá feito com os brotos ou folhas de amora é eficiente para controlar os sintomas da menopausa, tais como a secura vaginal, depressão e as ondas de calor, entre outros.

Como fazer:

Broto – Amasse um broto de amora e misture em uma xícara de água quente. Coe e beba. Folha – Misture duas folhas de amora em uma xícara de água quente. Depois é só coar.

4. CHÁ DE GINSENG

ginseng

Graças as propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o ginseng é muito útil no combate a menopausa, e pode auxiliar na redução das dores e desconfortos, como a secura vaginal. Ele também atua diminuindo a fadiga, e aumentando a energia do corpo.

Como fazer:

Coloque dez gramas de ginseng em uma xícara de água quente e deixe em repouso por 30 minutos. Depois coe e beba.

5. CHÁ DE ERVA-DE-SÃO-CRISTÓVÃO

erva de sao cristovao

Este chá também ajuda a reduzir os sintomas da menopausa e já vem sendo estudado pelos benefícios excelentes que traz para a saúde feminina, de modo geral.

Como fazer:

Misture 1 colher (chá) de folhas de erva-de-são-cristóvão em uma xícara de água quente. Deixe por 10 minutos, coe e beba.

6. CHÁ DE PIMENTEIRO SILVESTRE

Além de também atuar no equilíbrio hormonal, esse chá pode ser útil para melhorar o desejo sexual, já que eleva os níveis de dopamina no cérebro, um neurotransmissor essencial na regulagem de emoções.

Como fazer:

Misture uma ou duas colheres (chá) de folhas de pimenteiro silvestre em uma xícara de água quente, espere 10 minutos e coe.