A cannabis retarda o processo de envelhecimento cerebral, diz estudo


A cannabis pode reverter o processo de envelhecimento cerebral. A confirmação vem de um novo estudo realizado por uma equipe de cientistas da Universidade de Bonn. O tratamento prolongado e em pequenas doses feito com o princípio ativo (Δ9-tetrahydrocannabinol – THC) da cannabis pode ser útil na redução do envelhecimento cerebral, abrindo novas fronteiras para o tratamento da demência senil e outros processos semelhantes.

O THC é um dos maiores e mais conhecidos princípios ativos da cannabis utilizado também para fins terapêuticos no tratamento de diversas doenças.

Leia mais: MACONHA: 10 DOENÇAS QUE PODEM SER TRATADAS COM A CANNABIS

Como qualquer outro órgão, nosso cérebro também envelhece e como resultado, a nossa capacidade cognitiva diminui com o avanço da idade. Isso resulta em dificuldade de aprendizagem, de lembrar coisas novas ou de dedicar atenção à várias coisas ao mesmo tempo.

É um processo bastante normal, mas a longo prazo promove a demência e pesquisadores vêm procurando maneiras de retardar ou mesmo de reverter esse mecanismo.

Cientistas da Universidade de Bonn e da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) têm trabalhado em conjunto nesta frente, explorando o potencial contido em uma pequena quantidade de THC.

Os resultados foram surpreendentes: o número de conexões entre as células nervosas no cérebro foi aumentado novamente, um requisito importante para a capacidade de aprendizagem.

canabis folha

Segundo os cientistas, o tratamento parecia literalmente voltar a idade do cérebro, rejuvenescendo-o.

A próxima fase será o estudo clínico em seres humanos. Já há algum tempo a cannabis vem sendo utilizada para fins terapêuticos, por exemplo, na terapia da dor, do tratamento da esquizofrenia ao da esclerose múltipla. Provavelmente em poucos anos o seu uso será estendido a outras áreas da medicina.

O estudo foi publicado na Nature Medicine.

Leia mais sobre cannabis:

CANNABIS: 10 USOS NOS MAIS DIFERENTES SETORES

A CANNABIS TAMBÉM É EFICAZ CONTRA A ENXAQUECA: UM NOVO ESTUDO

MACONHA VETERINÁRIA: NOS EUA, CANNABIS TAMBÉM PARA CÃES E GATOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...