A homeopatia não funciona? Nos EUA isso precisa estar escrito na etiqueta


A homeopatia funciona ou não? De acordo com a Federal Trade Commission dos Estados Unidos, não havendo nenhuma evidência científica de que funcione, e, portanto, na ausência de ensaios clínicos que demonstrem a capacidade da homeopatia em combater uma doença, os fabricantes norte-americanos deverão deixar esta informação explícita na embalagem.

Assim, a Agência protetora dos direitos dos consumidores norte-americanos, com uma circular declarou que, para a grande maioria dos medicamentos homeopáticos, “a eficácia é baseada unicamente em teorias homeopáticas tradicionais” e que “não existem estudos válidos que usem métodos científicos atuais, que demonstrem a eficácia do produto”.

O motivo para tal decisão? Na maioria dos medicamentos homeopáticos, a eficiência só se baseia em teorias tradicionais. Não existem estudos que utilizem um método científico atual. Por isso, as afirmações sobre estes produtos poderiam confundir e então, quem produz medicamentos homeopáticos teria que demonstrar a sua eficácia com testes científicos que sigam um método, assim como se faz para os outros tipos de medicamentos, ou então escrever nos rótulos ou embalagens de que não há nenhuma evidência de eficácia do produto.

O comunicado do FTC explica que a homeopatia remonta os anos 1.700 e “baseia-se na teoria de que os sintomas da doença podem ser tratados com doses mínimas de substâncias que produzem sintomas semelhantes, quando administradas em doses mais elevadas em pessoas saudáveis. Muitos produtos homeopáticos são diluídos de tal modo que não contêm doses detectáveis ​​da substância inicial”. Além disso, observa que “uma afirmação sobre um medicamento homeopático pode não ser enganosa se o rótulo comunicar que não há nenhuma prova científica de que o produto funcione e que as afirmações sobre a eficácia do produto só podem ser dadas com base nas teorias da homeopatia que são de 1.700 e não aceitas pela maioria dos especialistas em medicina moderna”.

Mas estariam certos ou não, os Estados Unidos, em darem estas orientações?

homeopatia pilulas

É verdade que as divergências entre partidários e detratores da homeopatia vêm de longe e se arrastam há décadas – e talvez nunca se chegará a um acordo!

No entanto, uma análise australiana mostrou em 2015 que a homeopatia não tem qualquer tipo de eficácia e sim apenas um efeito placebo.

Em contraste, os defensores da homeopatia responderam com um outro estudo, conduzido por pesquisadores da Harvard School of Public Health e do Beth Israel Deaconess Medical Center, que o uso da homeopatia comporta diferentes benefícios à saúde pública, incluindo a redução do uso de antibióticos desnecessários e os custos para o tratamento de certas doenças respiratórias; melhora na depressão pré-menopausa e nas condições sanitárias de indivíduos com doenças crônicas.

É verdade que vira e mexe ouvimos pessoas felizes com os resultados de seus tratamento homeopáticos. Para o consumidor acostumado com este tipo de terapia, o alerta na etiqueta não muda a sua confiança sobre o produto. Já a questão da transparência do rótulo é sempre bem-vinda e desejável para todo e qualquer produto, vocês concordam?

Leia mais sobre homeopatia:

HOMEOPATIA: PORQUE SE QUESTIONA SE É EFICAZ?

A HOMEOPATIA NÃO É EFICAZ. É O QUE DIZ UM ESTUDO AUSTRALIANO

ALOÉ SOCOTRINA – REMÉDIO HOMEOPÁTICO PARA GENTE DE VIDA SEDENTÁRIA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...