Com quantos anos você terá um filho? A resposta está no DNA


Com que idade teremos o primeiro filho? A decisão vem também dos nossos genes, especialmente de 12 áreas do DNA que estão relacionadas inclusive com o número de filhos que teremos. Interessante! Vocês sabiam?

Assim apontaram pesquisadores da Universidade de Oxford em um novo estudo. Eles identificaram algumas áreas específicas da sequência de DNA que estão ligadas à idade em que teremos o primogênito e também os outros filhos.

O estudo inclui uma análise de 62 bancos de dados com informações de mais de 238.000 homens e mulheres que dizem respeito à idade que tiveram no nascimento do primeiro filho, e de 330.000 homens e mulheres com dados sobre o número de filhos que tiveram durante sua vida.

Até agora, o comportamento reprodutivo era tido como uma questão relacionada apenas às escolhas pessoais ou às circunstâncias sociais e aos fatores ambientais. Esta pesquisa mostra, no entanto, que existe também uma base biológica para o comportamento reprodutivo.

Os autores do estudo são biólogos, sociólogos e geneticistas. A nova pesquisa foi publicada na revista científica Nature Genetics.

Melinda Mills, autora principal do estudo, destacou que: “finalmente sabemos onde encontrar as áreas de DNA relacionadas ao comportamento reprodutivo. Por exemplo, descobrimos que mulheres com variantes de DNA ligadas a adiar o nascimento de seu primeiro filho, têm também partes do código genético associado com a chegada tardia da primeira menstruação e com o adiamento da menopausa“.

O estudo mostra que as variações de DNA relacionadas à idade para ter o primeiro filho estão associadas à outras características ligadas à reprodução, como a idade da primeira menstruação em mulheres e a mudança de voz nos meninos durante a adolescência.

Alguns dos genes estudados podem influenciar a fertilidade, enquanto outros são ainda pouco conhecidos e merecem uma investigação mais aprofundada. De acordo com os pesquisadores, descobrir as funções destes genes poderia levar a mais informações sobre a fertilidade de homens e mulheres para poder saber como intervir em casos de infertilidade.

O vídeo abaixo (em inglês) com Melinda Mills explicando o estudo:

Leia mais sobre fertilidade:

BEBER CERVEJA É BOM PARA A FERTILIDADE MASCULINA ENQUANTO O EXCESSO DE CAFÉ DEVE SER EVITADO

A FERTILIDADE MASCULINA DIMINUI EM HOMENS QUE GUARDAM O CELULAR NO BOLSO

O ESTRESSE PREJUDICA A FERTILIDADE E DIFICULTA A CONCEPÇÃO

AFRODISÍACOS: TODOS OS ALIMENTOS QUE AUMENTAM A PAIXÃO (E A FERTILIDADE)




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...